Aproximadamente 35 milhões de brasileiros ainda não contam com serviços de coleta de esgoto em suas residências. Esses dados são referentes a um levantamento feito em 2008 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado na última sexta-feira (20).
De acordo com a pesquisa, 3.021 municípios não possuem serviços de coleta, o equivalente a mais da metade dos municípios brasileiros. Foi constatado ainda que apenas 1.585 municípios fazem tratamento dos resíduos, o equivalente a menos 30%.
Embora praticamente todos os municípios possuam redes de distribuição de água, 12 milhões de famílias não são atendidas pelo serviço. Em todo o país, 100% da população de 33 municípios depende de poços artesianos e caminhões-pipa para suprir a falta de água. Somente na Paraíba, a população de 11 localidades vive nessas condições.
A região Nordeste é a mais afetada com a falta de saneamento básico. Entre os brasileiros que não contam com rede coletora, 44% pertencem a essa região. Piauí, Maranhão e Alagoas apresentam os menores índices.
O IBGE elaborou a pesquisa baseado nos dados disponibilizados por prefeituras e órgãos responsáveis pelos serviços de saneamento, além de informações de associações comunitárias de todos os municípios brasileiros.