Cruzeiro vence e afasta Corinthians da ponta

 

Esporte - 26/08/2010 - 08:09:30

 

Cruzeiro vence e afasta Corinthians da ponta

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Fábio defendeu um pênalti batido por Bruno César pouco depois do gol do Cruzeiro

Fábio defendeu um pênalti batido por Bruno César pouco depois do gol do Cruzeiro

Especial Brasileirão 2010

Com uma grande atuação defensiva, o Cruzeiro venceu o Corinthians por 1 a 0 nesta quarta-feira, em Uberlândia, e colou no G-4 do Campeonato Brasileiro. No reencontro com o técnico Adilson Batista, a equipe mineira abriu o placar com Montillo logo aos 2min de jogo e, mesmo com o maior volume de jogo adversário, segurou a vantagem até o final. O resultado deixou os paulistas cinco pontos atrás do Fluminense na disputa pela liderança.

Com o triunfo, o time celeste subiu para a sexta colocação, com 24 pontos - mesmo número do quarto colocado, Santos, e do quinto, Internacional, que têm uma vitória a mais. Já o clube do Parque São Jorge parou nos 31 e segue na segunda posição.

A torcida do Corinthians compareceu em grande número ao Parque do Sabiá, tanto que a equipe cruzeirense foi vaiada quando entrou em campo. O apoio da arquibancada, porém, não impediu um início avassalador dos mineiros.

Aos 2min, Wellington Paulista recebeu passe na pequena área, mas Chicão chegou antes e mandou para escanteio. Na sequência, após bola levantada na área, Edcarlos escorou para trás e o argentino Montillo acertou belo chute de primeira, abrindo o placar.

Os paulistas passaram a tocar melhor a bola após o gol e tiveram um pênalti marcado a seu favor aos 6min, quando Everton cortou com o braço um cruzamento de Jucilei dentro da área. Ex-batedor oficial, Chicão só assistiu à cobrança de Bruno César, que chutou fraco no meio do gol e facilitou a defesa com os pés de Fábio.

Depois da penalidade perdida, o Cruzeiro recuou e passou a marcar com muita disposição. Até o atacante Wellington Paulista voltava para ajudar pelo lado esquerdo, acompanhando as subidas de Alessandro. O Corinthians tinha mais a posse de bola, mas não conseguia achar espaços para articular jogadas.

Aos 20min, Montillo tentou surpreender Júlio César batendo falta direto para o gol, mas o goleiro corintiano segurou firme. O camisa 1 voltou a trabalhar bem aos 34min, em chute de Wellington Paulista. O time alvinegro teve a última grande chance antes do intervalo: aos 39min, após cobrança de escanteio, Paulo André desviou de cabeça no travessão cruzeirense. Na sobra, Ralf foi travado pela zaga.

Assim como no primeiro tempo, o Cruzeiro começou a segunda etapa assustando. No primeiro minuto, Everton escapou pela esquerda e bateu cruzado, mas Robert não conseguiu completar para o gol na segunda trave. O Corinthians só foi ameaçar aos 10min, em cobrança de falta de Chicão que Fábio segurou firme.

O panorama do jogo seguiu o mesmo do início: os paulistas tocando a bola e pressionando, os mineiros se defendendo muito bem. Com todos os jogadores atrás da linha do meio de campo, a equipe celeste raramente saía para o contra-ataque. Em um deles, aos 29min, Wellington Paulista acionou Pablo na área, mas o estreante foi desarmado.

Aos 35min, Souza deu bom passe para William Morais, que saiu na cara do gol e foi travado por Edcarlos no momento da conclusão. O lance, porém, já estava invalidado por impedimento. A partida ficou nervosa e teve muitas faltas duras nos minutos finais, mas o Cruzeiro soube manter a calma e segurou a vitória até o apito final.

FICHA TÉCNICA

Cruzeiro 1 x 0 Corinthians

Gol
Cruzeiro: Montillo, aos 2min do 1º tempo

Ponto Forte do Cruzeiro
Marcou com muita disciplina e disposição, não deixando o Corinthians criar

Ponto Forte do Corinthians
Manteve a posse de bola no campo de ataque e não forçou jogadas pelo meio

Ponto Fraco do Cruzeiro
Explorou muito pouco o contra-ataque depois de abrir o placar e pouco ameaçou, principalmente no segundo tempo

Ponto Fraco do Corinthians
Ficou bloqueado pela marcação adversária e deixou os atacantes isolados

Personagem do jogo
Montillo, que marcou o gol da vitória cruzeirense com um chute certeiro

Lance polêmico
Bruno César foi derrubado por Henrique dentro da área aos 4min do segundo tempo, mas o pênalti não foi marcado

Esquema Tático do Cruzeiro
3-5-2
Fábio; Gil, Cláudio Caçapa e Edcarlos; Jonathan, Marquinhos Paraná, Henrique, Montillo (Roger) e Everton (Pablo); Robert (Wallyson) e Wellington Paulista. Técnico: Cuca

Esquema Tático do Corinthians
4-4-2
Júlio César; Alessandro, Chicão, Paulo André e Roberto Carlos (Paulinho); Ralf, Elias, Jucilei e Bruno César (William Morais); Jorge Henrique e Iarley (Souza). Técnico: Adilson Batista

Cartões amarelos
Cruzeiro: Everton, Edcarlos, Cláudio Caçapa, Wellington Paulista, Henrique e Gil
Corinthians: Chicão, Alessandro, Jorge Henrique e Souza

Árbitro
Sandro Meira Ricci (DF)

Local
Estádio Parque do Sabiá, Uberlândia (MG)

Fábio defendeu um pênalti batido por Bruno César pouco depois do gol do Cruzeiro

Fábio defendeu um pênalti batido por Bruno César pouco depois do gol do Cruzeiro

Fábio defendeu um pênalti batido por Bruno César pouco depois do gol do Cruzeiro

Fábio defendeu um pênalti batido por Bruno César pouco depois do gol do Cruzeiro

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo