Especial Copa 2014
Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e também do Comitê Organizador para a Copa do Mundo de 2014, Ricardo Teixeira confirmou que a sede da Fifa no Brasil, daqui quatro anos, será no Rio de Janeiro. Além disso, reafirmou o estádio do Corinthians como solução para São Paulo.
"Ainda vamos fazer várias reuniões com a Fifa, mas algumas coisas já estão praticamente determinadas. Como por exemplo, a Fifa vai ficar no Rio de Janeiro, até porque a sede da CBF e do Comitê Organizador é no Rio de Janeiro", disse o dirigente, em entrevista à TV Globo, na sexta-feira.
A definição já havia sido antecipada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que visitou alguns pontos da cidade juntamente com Teixeira e o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke. A proposta para ficar também com IBC (centro que abriga a mídia) ainda será estudada pela Fifa.
"O IBC vai ser analisado. Nesses próximos dias, vão começar os estudos para definir esses locais. Estamos a menos de sete meses do primeiro grande evento (do Mundial), que é o sorteio das classificatórias. Vamos precisar de 2,5 a 3 mil assentos neste local", acrescentou Teixeira.
Projeto do Corinthians
A diretoria do Corinthians diz que tocará seu projeto independentemente de 2014, mas o Comitê Organizador segue tratando o estádio como solução para São Paulo. "Já temos o desejo e a definição que haverá esse novo estádio em São Paulo para começar a participação na Copa", disse o dirigente.
Questionado sobre a possibilidade de a CBF e/ou a Fifa ajudarem o clube paulista na engenharia financeira para expandir a capacidade inicial de 48 mil para 65 mil lugares - número exigido para receber a abertura do torneio -, Teixeira desconversou, mas deixou essa possibilidade em aberto.
"Isso vai ter que passar por um estudo financeiro, um estudo de custo. Objetivamente, nós ainda precisamos ter o projeto para saber o custo disso. Um diz que vai custar 10, outro que vai custar 150. Temos que ter o projeto para analisar. Não está aprovado nem desaprovado", finalizou.
|