Protesto contra a Copa do Mundo reúne centenas de pessoas em São Paulo

 

Nacional - 25/01/2014 - 19:38:41

 

Protesto contra a Copa do Mundo reúne centenas de pessoas em São Paulo

 

Da Redação com Terra

Foto(s): Terra

 

Representantes de movimentos sociais e entidades estudantis como a Assembleia Nacional de Estudantes - Livre estão entre os manifestantes

Representantes de movimentos sociais e entidades estudantis como a Assembleia Nacional de Estudantes - Livre estão entre os manifestantes

Convocados através das redes sociais, centenas de manifestantes começaram a se reunir na tarde deste sábado no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp) para protestar contra a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil. Desde as 15h30, cerca de 600 pessoas se reuniam sob a bandeira de que "Não vai ter Copa". O policiamento está sendo reforçado na Avenida Paulista em preparação para o protesto. A marcha começou pouco antes das 18h.

A pista da Avenida Paulista no sentido da Rua da Consolação está interditada desde por volta das 17h. O trânsito em todas as quatro faixas foi interrompido para permitir a caminhada dos manifestantes. No sentido Paraíso, o tráfego segue liberado para os veículos. A entrada de estações de metrô na região continua aberta, porém com segurança reforçada.​

Por volta das 16h30, foi lido um manifesto para a Polícia Militar, que acompanha o protesto. No manifesto, os representantes afirmam que "o Brasil vai sediar a Copa do Mundo de 2014, mas essa não foi uma vitória para o desenvolvimento brasileiro, e sim uma derrota para os direitos da população". Eles relembraram os protestos da população no ano passado para destacar o que consideram uma insatisfação da população com os gastos do evento esportivo no País.

"O levante de junho de 2013 mostrou claramente o que os brasileiros já perceberam: os gastos milionários na construção de estádios não melhoram a vida da população, apenas retiram investimentos dos direitos sociais. Junho de 2013 foi só o começo, e os movimentos coletivos indignados que querem transformar a realidade afirmam, através dessas diversas lutas, que sem a consolidação dos direitos sociais (saúde, educação, moradia e transporte), não há possibilidade de o povo brasileiro admitir megaeventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas", garantiram os manifestantes.

Rio de Janeiro também tem protestos

Dezenas de pessoas se reuniram em frente ao hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, para protestar neste sábado contra a realização da Copa do Mundo no Brasil.

No Rio, manifestantes fecham a avenida Atlântica e gritam palavras de ordem em direção ao Arpoador Foto: Terra
No Rio, manifestantes fecham a avenida Atlântica e gritam palavras de ordem em direção ao Arpoador
Foto: Terra

Enquanto um grupo angariava assinaturas contra um projeto de lei que pretende proibir protestos durante o Mundial, outro se ocupava confeccionando cartazes. Entre os dizeres, houve espaço até para protestos bilingues - com os dizeres "não venha para a Copa" lado a lado de "World Cup for whom?" (Copa do Mundo para quem?).

Os manifestantes fecharam a Avenida Atlântica e é grande o número de mascarados. As pessoas caminham pela avenida em direção ao Arpoador gritando palavras de ordem.

Um grande contingente de policiais acompanhou, de longe, a movimentação dos manifestantes, e grades foram colocadas no entorno do hotel.



Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo