O deputado estadual Orlando Morando prestigiou, no último domingo (02/03), as tradicionais Festas de Nossa Senhora dos Navegantes. No período da manhã, Morando participou da missa e procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, na Paróquia São João Batista, no Riacho Grande, em São Bernardo.
E, a noite, o deputado Orlando Morando prestigiou a 20ª edição da tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que ocorre em Diadema desde 1953, no bairro do Eldorado, onde está a igreja dedicada à santa. A festa contou com a animação dos shows das duplas: Pedro Henrique e Rafael; Alex Sandro e Marcelo; e Rionegro e Solimões.
Comemorada todo dia 2 de fevereiro, Nossa Senhora dos Navegantes é cultuada desde o período das grandes navegações dos séculos XV e XVI. As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam. Os portugueses trouxeram essa tradição com eles, criando na “nova terra” muitas paróquias dedicadas à santa, chamada Nossa Senhora dos Navegantes ou Nossa Senhora da Boa Viagem.
Orlando Morando e Lauro Michaels na Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes em Diadema - 2014 - Foto: Divulgação
Por volta dos anos 50 do século passado, pescadores começam a fixar residência às margens da represa Billings, no local conhecido como Baía do Eldorado. Junto com o crescimento da povoação aumenta a devoção à santa. Inicia assim a construção da capela, inaugurada dia 27/12/1953.
Cria-se a tradição de festejar a Nossa Senhora dos Navegantes. A procissão tem início nas águas da represa, continua com uma procissão terrestre e termina com a santa sendo carregada para dentro da igreja.