São Bernardo chora a despedida de Maurício de Castro

 

ABCD - 12/02/2014 - 10:23:26

 

São Bernardo chora a despedida de Maurício de Castro

 

Da Redação .

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Maurício de Castro

Maurício de Castro

Parentes, amigos e autoridades de São Bernardo estiveram ontem na Câmara Municipal da cidade para a despedida ao ex-vice-prefeito e ex-presidente do Legislativo Maurício de Castro (PMDB), que veio a falecer no incío da manhã, no Hospital Sírio Libanês, aos 71 anos, vítima de uma longa luta contra um câncer na próstata. 

Maurício de Castro foi enterrado no final da tarde da quarta-feira, no Cemitério da Vila Euclides.

Maurício era um político de destaque na cidade. Sua mãe, Tereza Delta, foi a primeira mulher prefeita em São Bernardo e suas histórias rondam o imaginário das famílias tradicionais da cidade, como quando adentrou a Câmara à cavalo. Maurício, um dos fundadores do PMDB no município, ocupou a cadeira de vereador por quatro mandatos, tendo sido, inclusive, presidente da casa de leis entre 1983 e 1984.

Cinco ex-prefeitos estiveram no velório que marcou a despedida de Maurício de Castro: Aron Galante, Maurício Soares, William Dib e Tito Costa.

Estranhamente e politicamente incorreto, Luiz Marinho, PT, atual prefeito de São Bernardo não esteve no velório ou no enterro, entretanto decretou luto oficial de dois dias após contato com o atual presidente do executivo Tião Mateus, PT.

O vice-prefeito Frank Aguiar também não compareceu à despedida.

"Nesse momente não há divisão partidária. Mesmo estando na oposição era um nome respeitado na política local e ocupou várias cargos importantes, tanto no legislativo como no executivo da cidade. Acho um desrespeito à memória de um político tradicional", comentou Maria de Lourdes, do Baeta, sobre a não presença de Luiz Marinho, PT, ao velório e ao enterro.

Nossa reportagem, no início da manhã de ontem, tentou contato com a assessoria de imprensa do prefeito Luiz Marinho, mas foi impedida de subir no Paço Municipal e foi dito para que as questões fossem encaminhadas por e-mail. Como é de conhecimento público, pois já mencionamos em outras matérias, a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Bernardo nunca respondeu a qualquer questionamento realizado pelo @HORA.

Ary de Oliveira, amigo pessoal e herdeiro político de Maurício de Castro estava visivelmente abalado, assim como seu sobrinho Maurício de Castro que esteve no cerimonial da prefeitura por diversos anos.

Waldir Cartola, ex-deputado estadual e pai do vereador Pery Cartola, SDD, falou sobre a liderança e sua habilidade na articulação política.

Alex Manente, PPS falou que Maurício de Castro é parte importante na história da cidade.

Orlando Morando, PSDB, tinha um carinho especial e ressaltou que ele foi o primeiro a apoiar sua candidatura em 2008 à prefeito de São Bernardo.



Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo