A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira, 22, a 23ª fase da Operação Lava Jato. Os policiais estão em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador para cumprir mandados. A reportagem apurou que a operação tem relação com o avanço das investigações de registros apreendidos com um dos investigados.
O marketeiro João Santana é o alvo principal desta nova fase, chamada de Operação Acarajé.
Estão sendo cumpridos 51 mandados, sendo 38 de busca e apreensão e cinco de condução coercitiva. Há também dois mandados de prisão preventiva e seis de prisão temporária. Os mandados estão sendo cumpridos na Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Os presos serão levados para Curitiba.
João Santana, marketeiro nas campanhas eleitorais de Lula e Dilma, teve mandado de prisão expedido e é um dos elementos que a Polícia Federal está na captura, mas Santana está no exterior. Há uma equipe da PF fazendo busca e apreensão no apartamento do publicitário João Santana, num prédio no Corredor da Vitória, em bairro nobre em Salvador. Santana foi o marqueteiro responsável pelas campanhas presidenciais de Lula (2006) e Dilma Rousseff (2010 e 2014).
A operação Lava Jato foi deflagrada em março de 2014 mirando um grupo de doleiros, entre eles Alberto Youssef que delatou o esquema de corrupção na petroleira.