Se você tem um carro comum e vai acelerar o Golf GTI, terá que reaprender a dirigir. Pelo menos na arrancada você verá que não pode enfiar fundo o pé no acelerador, porque a reação desse esportivo com motor turbo de 180 cavalos é imediata. Você chega a sentir um tranco.
Apesar do sangue esportivo, o Golf GTI tem ótimo comportamento no trânsito urbano, graças à boa relação de marchas do câmbio automático de cinco velocidades. O câmbio tem a opção triptonic, acionada ao deslocar a alavanca para a direita: para cima, aumenta a marcha, para baixo, diminui.
Na verdade trata-se de uma transmissão semi-automática sequen-cial. O uso do câmbio triptonic é diferente de um câmbio mecânico. A sensação é de que o carro demora a reagir à troca de marchas, dando a impressão de que ele é muito mais lento do que um carro com câmbio mecânico.
Colocamos o carro em estradas fora de série na nossa avaliação. A suspensão é um dos destaques do Golf GTI. Absorve bem as irregu-laridades do terreno, proporcionando muito conforto aos ocupantes. Mas o carro é baixo. Raspa no chão ao ultrapassar buracos e mesmo as valetas e lombadas na cidade.
O motor de 180 cavalos tem quatro cilindros em linha e cinco válvulas por cilindro. A calibração do motor é que garantiu o aumento de 150 para 180 cv na sua potência máxima, um ganho de 20% na potência e de 12% no torque.
O carro chega com várias novidades em relação a tecnologia. Tem controle eletrônico de estabilidade (ESP), que garante a máxima estabilidade possível ao veículo, mesmo em condições adversas de uso. Possibilita ao motorista fazer uma curva fechada, em grande velocidade, sob um piso pouco aderente. O computador corrige a trajetória do carro evitando que ele saia de traseira, por exemplo.
Tem também acelerador eletrônico inteligente (sem cabo). Além de responder com mais precisão o comando do motorista, o acelerador eletrônico melhora a dirigibilidade, reduz a emissão de gases poluentes e contribui para a economia de combustível.
O carro vem também com freio a disco nas quatro rodas.
Volante de direção regulável em altura e profundidade, banco do motorista com regulagem de altura e pára-brisa laminado com vidro verde degradé são itens de série no Golf GTI .
O carro avaliado é equipado com câmbio automático e tiptronic, faz de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 205 km/h. Segundo a fábrica, ele consome um litro de gasolina a cada 7,5 km na cidade e a cada 14,7 km na estrada.
|