O estúdio Warner Bros. dominou as vendas de VHS e DVD em 2004, graças aos filmes da trilogia Senhor dos Anéis e da série Harry Potter, além de clássicos dos catálogos das locadoras como os seriados de TV Dallas e Gilligan's Island.
Mas o vídeo número 1 do ano, em DVD e VHS, foi ocupado por "Shrek 2", da DreamWorks, que rendeu US$ 458 milhões nas lojas ao varejo, anunciou a DreamWorks.
Dominando 19,7% do mercado de vídeo doméstico, de US$ 24 bilhões, a Warner Home Video superou a Buena Vista (16,6% do mercado) e a Universal (13,8%), disse Pamela Godfrey, vice-presidente de publicidade mundial da Warner Home Video.
A Warner Bros. e sua subsidiária Warner Home Video fazem parte do conglomerado de mídia Time Warner Inc. A Buena Vista faz parte da The Walt Disney Company, e a Universal é uma divisão do grupo de mídia NBC Universal, pertencente à General Electric.
A Fox Home Entertainment, que faz parte do Fox Entertainment Group, da News Corp., teve 12,4% de participação no mercado, e a Sony Pictures, da Sony Corp., ficou com 12,3% da receita de vendas e royalties sobre locações de vídeos e DVDs, disse Godfrey.
O desenho animado Shrek 2, sobre um ogro e sua noiva, dominou a lista de mais vendidos, passando à frente de uma série de outras sequências bem recebidas do ano, entre elas O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei e Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, da Warner, e Homem Aranha 2, da Sony.
A Warner também liderou o setor em termos de participação no mercado de venda de títulos de catálogo em DVD, tendo seus lançamentos de clássicos respondido por 22,9% das vendas, contra 11,2% no caso da Buena Vista.
"Realmente nos saímos bem este ano", comentou Pamela Godfrey. "Nosso catálogo é realmente um dos elementos chaves que nos confere a dianteira."
As vendas de DVDs de seriados de televisão cresceram em média 68 por cento em 2004, levando o setor a superar os US$ 2 bilhões em vendas, disse Ken Graffeo, executivo de marketing da Universal.
As vendas de DVDs de televisão da Universal aumentaram 400 por cento em 2004, alimentadas por seriados de grande popularidade como The Munsters, Miami Vice, Northern Exposure e Lei & Ordem, disse Graffeo.
Os consumidores gastaram 10,4% mais com vídeos domésticos em 2004 do que no ano anterior, mas seus gastos com VHS caíram 53%, enquanto os com DVDs subiram 22,6%, de acordo com relatório da Adams Media Research.
|