Mil Milhas começa dia 9 de março em Porto Seguro na Bahia e termina dia 30 em São Bernardo.
Enfrentar desafios já se tornou uma rotina na vida do são-bernardense Carlos Roberto Lima Dias, 30 anos, formado em administração de em-presas, que adotou a maratona como sua grande paixão. Ele já correu o mundo e completou 62 maratonas. Mas seu grande sonho é terminar as Mil Milhas onde terá que correr uma média de 75 Km por dia.
O maratonista não esconde que ser recebido com aplausos na sua chegada em São Bernardo no dia 30, às 10h, provavelmente no Poliespor-tivo, vai ser sua realização pessoal. “Nasci em São Bernardo, tenho minha família e amigos aqui. E não haverá nada mais emocionante que participar de uma festa com a população da minha cidade”.
Parte do seu desejo já foi realizado. Ele foi recebido pelo prefeito em exercício de São Bernardo, William Dib, que prometeu todo o apoio da Prefeitura ao evento.“É um atleta que representa São Bernardo pelo mundo. Por isso, não podemos deixar de ajudá-lo. Vamos preparar uma grande festa para recebê-lo no dia 30”, completou Dr. Dib.
O atleta viaja para Porto Seguro dia 1º de março, mas não perde tempo. Apesar de trabalhar como repre-sentante de vendas na Telesp Celular no Shopping Metrópole, fazer o curso de pós-graduação em Psicologia Organizacional na USP e ministrar aulas de qualificação profissional no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), ainda encontra tempo para treinar.
Orientado pela fisioterapêuta Priscila Catelli Tacorso realiza treinos quase que diários, mas não tem um local definido. “Às vezes treino na serra da Cantareira e em outras oportunidades em praias, clubes e até no asfalto. Um maratonista tem que estar preparado para tudo. Por isso não escolho lugar para me preparar”.
Carlos Roberto Lima Dias corre há 10 anos e desde 1995 participa oficialmente de competições. É filiado à Confederação Brasileira de Atletismo e tem seu registro homologado pela Associação Brasileira de Ultramaratonistas (ABU) e Internacional Association Ultra Distance Inglaterra (IAU). Já participou de provas na Holanda, África do Sul, Bélgica, Estados Unidos, Quênia, Chile, entre outros países.
Sua última prova foi realizada em pleno deserto do Arizona –EUA, entre os dias 29 de dezembro de 2002 a 1º de janeiro de 2003. Carlos percorreu 126 milhas, cerca de 202 quilômetros, e chegou em primeiro lugar na sua categoria por idade. Patrocinado pela Portugal Telecom, no ano de 2000, percorreu 500 milhas, saindo do Rio de Janeiro até São Caetano do Sul. A prova foi comemorativa dos 500 anos do Brasil.
Além da Prefeitura de São Bernardo, o atleta conta com o apoio da Hemdal Sports que estará realizando todo o apoio estratégico desde sua preparação até o final da prova. A empresa está disponibilizando pessoal especializado para apoiar a equipe técnica do atleta, realizando contatos com todas as cidades onde o desafio irá percorrer, com o objetivo de conseguir estadia, alimentação, recuperação física, demarcação do percurso, escolta policial e divulgação do evento. A última etapa do evento será de Arujá próximo da Via Dutra até São Bernardo.
|