A chaminé de onde sairá a "fumaça branca" quando o próximo papa for eleito foi colocada nesta sexta-feira no teto da Capela Sistina, onde será realizado o conclave que elegerá o sucessor de João Paulo II. Depois de colocar a chaminé, os técnicos vaticanos realizaram vários testes. Para que não haja equívocos, a fumaça que sairá nesta sexta-feira pela chaminé será amarela ou de outras tonalidades, mas nem branca nem preta, segundo o porta-voz vaticano Joaquín Navarro Valls.
A chaminé foi unida à estufa colocada no interior da Sistina, em que serão queimadas as cédulas das votações para escolher o próximo papa. A estufa tem um metro de altura e duas pequenas portas. Em seu interior, há uma bandeja. Uma grelha na lateral permite a entrada do ar.
Por enquanto, não se sabe como será o funcionamento nem o método que será usado para que a "fumaça branca" seja verdadeiramente branca e não ocorra como na eleição de João Paulo II, em 1978, em que a fumaça que saiu era cinza.
O Vaticano prometeu que agora a fumaça será branca e que para que não fiquem dúvidas de que já há um novo papa, os sinos da Basílica de São Pedro soarão.
|