A Secretaria de Planejamento e Tecnologia da Informação da Prefeitura de São Bernardo iniciou o processo de licitação para contratação de empresas que irão unificar os bancos de dados das diversas secretarias municipais para a confecção do Cartão-Cidadão a ser entregue no primeiro trimestre do próximo ano a cada morador da cidade. O cartão será utilizado para ampliar e agilizar o atendimento nos serviços de todos os órgãos municipais. Hoje as secretarias de Saúde, da Educação e de Finanças possuem banco de dados com informações dos munícipes que serão aproveitadas para o cadastramento da população.
Conforme explicações do secretário de Planejamento e Tecnologia da Informação, Hiroyuki Minami, o cartão será utilizado para ampliar e agilizar o atendimento em todos os órgãos municipais. "O novo atendimento a ser prestado à população inova tudo o que já se viu sobre serviço público. Bastará apresentar o cartão. Essa rede de dados será um grande avanço na comunicação da Administração com a população. A garantia de informações completas e atualizadas, além de respostas rápidas e eficientes para todas demandas é meta perseguida diariamente pela Administração Municipal", completa.
Para que o Cartão-Cidadão seja implementado, a Prefeitura irá construir uma rede estruturada que interligará todos os prédios e equipamentos públicos com possibilidade de transmissão de voz, dados e imagens. Para o secretário, já a partir da implantação da rede, a Administração começará a ter redução nas despesas telefônicas. "Atualmente, a Prefeitura utiliza o telefone para todas suas comunicações e com o novo sistema, essa situação se modificará".
O investimento para a implantação da rede estruturada e do "Cartão-Cidadão" ficará em torno de R$ 30 milhões, sendo que parte vem do financiamento do PNAFM - Programa Nacional de Apoio à Administração Fiscal para os Municípios Brasileiros, cujo contrato já foi assinado, outra parte é de recursos próprios e o restante pleiteado do PMAT 2 - Programa de Modernização da Administração Tributária e Gestão dos Setores Sociais Básicos.
|