Olhando além da neblina

 

Opinião - 22/06/2005 - 17:20:47

 

Olhando além da neblina

 

Eloi Zanetti (*) .

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Um  dos principais atributos do bom profissional de marketing é exercer uma apurada  capacidade  de  adivinhação. Saber prever os rumos que a sociedade está  tomando  e antecipar o seu comportamento, gostos e modismos. Intuir e pegar  “as  coisas no ar” muito antes que os outros as percebam e, em posse deste   material  etéreo  de  informações  subjetivas,  preparar  produtos, serviços e colocá-los disponíveis no mercado nas horas mais apropriadas. É um jogo de astúcia e deve ser realizado a despeito do pedido explícito ou não  dos consumidores ou clientes, porque normalmente, eles não sabem o que querem  ou  não sabem explicar as suas vontades, isto é, verbalizar os seus desejos inconscientes. A maioria dos produtos de sucesso não foi solicitada por ninguém. A capacidade de antecipar as jogadas comerciais exige acuidade constante no olhar os movimentos da sociedade para perceber seus caminhos e sutilezas. É como enxergar além da neblina, dirigir um carro num dia de intenso nevoeiro e advinhar o que existe lá na frente. Para fazer isso com competência, o marketing se apropria descaradamente das várias especialidades do saber humano: economia, antropologia, sociologia e psicologia.  Das  manifestações  da  arte com as suas expressões na música, teatro,  literatura, cinema, artes plásticas e pasmem: até das pesquisas de mercado.  E  quanto a estas, aprender a ler nas entrelinhas e captar aquilo que não está dito na obviedade dos relatórios. Ensinamentos  que  a  raposa,  personagem  de  O Pequeno Príncipe, já dizia sabiamente: - “O essencial é invisível para os olhos”. Somadas à essas habilidades de adivinhadores, os profissionais do marketing devem   também   apurar   o  olhar  sobre  o  presente,  ficar  atentos  às circunstâncias  e  perceber  sempre  o que está acontecendo ao seu redor no exato momento dos acontecimentos. Porque  este olhar cristalino sobre o que se passa em volta vai permite que com  as  ferramentas  da criatividade possamos realizar adaptações rápidas, precisas,  tirando  o  máximo  proveito  das  mudanças.  E  isso tem de ser realizado,  justamente nos seus momentos mais apropriados. A onça quando dá o bote já viu tudo o que tinha que ver. É  tolice  brigar  com  as circunstancias ou amaldiçoar as necessidades das mudanças, elas são inevitáveis. Por isso a necessidade da eterna adaptação. Charles Darwin não disse que na natureza sobrevive o mais forte, mas sim, o mais  adaptado.  E  o  profissional  dos  novos  tempos  não  é mais aquele especialista  dos  anos  60,  nem  o generalista dos anos 80. A palavra que melhor o define, nos dias atuais, é: adaptabilidade E  as  empresas,  como  bons  seres orgânicos, precisam saber reconhecer as mudanças,  intuir  as  futuras  viradas  de  mercado e saber tirar o melhor proveito  delas.  Viver  de  acordo  com as circunstancias é estar atento à realidade,  manter  o rumo na direção desejada fazendo as adaptações sempre que  forem  necessárias. E para fazer isso bem feito é preciso uma boa dose de criatividade, aliás, é daí que ela nasce mesmo. Eloi Zanetti – especialista em marketing e comunicação corporativa, escritor, palestrante. Ex- diretor de comunicacao do Banco Bamerindus e ex diretor de Marketing de O Boticário eloizanetti@terra.com.br Um  dos principais atributos do bom profissional de marketing é exercer uma apurada  capacidade  de  adivinhação. Saber prever os rumos que a sociedade está  tomando  e antecipar o seu comportamento, gostos e modismos. Intuir e pegar  “as  coisas no ar” muito antes que os outros as percebam e, em posse deste   material  etéreo  de  informações  subjetivas,  preparar  produtos, serviços e colocá-los disponíveis no mercado nas horas mais apropriadas. É um jogo de astúcia e deve ser realizado a despeito do pedido explícito ou não  dos consumidores ou clientes, porque normalmente, eles não sabem o que querem  ou  não sabem explicar as suas vontades, isto é, verbalizar os seus desejos inconscientes. A maioria dos produtos de sucesso não foi solicitada por ninguém. A capacidade de antecipar as jogadas comerciais exige acuidade constante no olhar os movimentos da sociedade para perceber seus caminhos e sutilezas. É como enxergar além da neblina, dirigir um carro num dia de intenso nevoeiro e advinhar o que existe lá na frente. Para fazer isso com competência, o marketing se apropria descaradamente das várias especialidades do saber humano: economia, antropologia, sociologia e psicologia.  Das  manifestações  da  arte com as suas expressões na música, teatro,  literatura, cinema, artes plásticas e pasmem: até das pesquisas de mercado.  E  quanto a estas, aprender a ler nas entrelinhas e captar aquilo que não está dito na obviedade dos relatórios. Ensinamentos  que  a  raposa,  personagem  de  O Pequeno Príncipe, já dizia sabiamente: - “O essencial é invisível para os olhos”. Somadas à essas habilidades de adivinhadores, os profissionais do marketing devem   também   apurar   o  olhar  sobre  o  presente,  ficar  atentos  às circunstâncias  e  perceber  sempre  o que está acontecendo ao seu redor no exato momento dos acontecimentos. Porque  este olhar cristalino sobre o que se passa em volta vai permite que com  as  ferramentas  da criatividade possamos realizar adaptações rápidas, precisas,  tirando  o  máximo  proveito  das  mudanças.  E  isso tem de ser realizado,  justamente nos seus momentos mais apropriados. A onça quando dá o bote já viu tudo o que tinha que ver. É  tolice  brigar  com  as circunstancias ou amaldiçoar as necessidades das mudanças, elas são inevitáveis. Por isso a necessidade da eterna adaptação. Charles Darwin não disse que na natureza sobrevive o mais forte, mas sim, o mais  adaptado.  E  o  profissional  dos  novos  tempos  não  é mais aquele especialista  dos  anos  60,  nem  o generalista dos anos 80. A palavra que melhor o define, nos dias atuais, é: adaptabilidade E  as  empresas,  como  bons  seres orgânicos, precisam saber reconhecer as mudanças,  intuir  as  futuras  viradas  de  mercado e saber tirar o melhor proveito  delas.  Viver  de  acordo  com as circunstancias é estar atento à realidade,  manter  o rumo na direção desejada fazendo as adaptações sempre que  forem  necessárias. E para fazer isso bem feito é preciso uma boa dose de criatividade, aliás, é daí que ela nasce mesmo. (*)Eloi Zanetti – especialista em marketing e comunicação corporativa, escritor, palestrante. Ex- diretor de comunicacao do Banco Bamerindus e ex diretor de Marketing de O Boticário eloizanetti@terra.com.br

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