Imagine estar em um carro com o céu aberto sobre a cabeça, tomado pela sensação de liberdade e espaço. Imagine, agora, que esse carro é bonito, seguro e potente, e que tem equipamentos que nenhum outro modelo de seu segmento tem.
A nova minivan compacta da Fiat Automóveis, o Fiat Idea, é tudo isso e mais. Nele, sobressai a inovação, presente em recursos como o Skydome – o teto solar elétrico que ocupa 70% do teto do veículo –, os vidros laminados nas portas, os sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento, o CD player com MP3 e o viva-voz para celular com tecnologia Bluetooth®. Nenhum outro modelo do segmento oferece isso.
Sobressaem também o estilo marcante, com suas linhas originais e elegantes – tanto externas quanto internas – e o habitáculo espaçoso e versátil, que permite diferentes configurações conforme o uso, com diversos porta-objetos posicionados em pontos-chaves. E sobressai a liberdade de escolha: o Fiat Idea é a única minivan a oferecer duas motorizações bicombustível, a gama mais completa do segmento.
A partir de uma nova plataforma, a montadora desenvolveu um carro que possui a desenvoltura de um automóvel de passeio, perfeito para as grandes cidades – onde o trânsito pesado e as vagas apertadas privilegiam veículos ágeis e de dimensões compactas –, e as virtudes de um verdadeiro monovolume (MPV), como espaço interno, funcionalidade e versatilidade. Com tais qualidades, o novo Fiat Idea é capaz de atender às mais variadas exigências de uso. Torna-se, pois, o companheiro ideal para qualquer empreitada, seja ela de um atribulado dia-a-dia, de trabalho ou de fim de semana.
Em um mercado cada vez mais competitivo, com clientes sempre mais exigentes, o sucesso só pode vir com um produto diferenciado e de qualidade – como o novo Fiat Idea. Por isso, do estilo à oferta de equipamentos, das motorizações ao acabamento interno, todos os detalhes foram estudados para agradar em cheio a quem importa: o consumidor brasileiro.
Um resumo de alguns dos principais atributos do Fiat Idea:
Design. O estilo da nova minivan transmite ousadia e originalidade, jovialidade e dinamismo, bem ao gosto do consumidor brasileiro. Causa forte impacto visual e chama a atenção pela harmonia das linhas.
Tecnologia. O novo modelo introduz equipamentos até agora inexistentes em seu segmento, como o teto solar Skydome, sensores de estacionamento, crepuscular e de chuva, viva-voz para celular com tecnologia Bluetooth® e CD player com MP3, entre outros.
Conforto e flexibilidade. Itens como os vidros laminados nas portas – inéditos no mercado nacional, reduzem o nível de ruído interno, aumentam a segurança e filtram os nocivos raios ultravioleta –, o banco do motorista com regulagem de altura, o banco traseiro bipartido e com três assentos, vidros escurecidos Vênus 55 e os diversos porta-objetos dispostos em locais estratégicos do habitáculo proporcionam uma sensação de bem-estar a bordo.
Motores. O Fiat Idea é o único modelo de seu segmento a oferecer uma gama completa de motores bicombustível. O cliente pode escolher entre o novo motor 1.8 Flex (que faz sua estréia na linha Fiat com o novo veículo) e o Fire 1.4 Flex.
Segurança. O Fiat Idea foi concebido para ser seguro em todos os aspectos. Além de oferecer todas as condições para o motorista dirigir com tranqüilidade, a mecânica apurada – na qual se destaca o conjunto de suspensões desenvolvido no Brasil com uma nova metodologia – ajuda a evitar acidentes. E se um impacto for inevitável, a carroceria reforçada (“célula de sobrevivência”) e o sistema antiincêndio protegem os ocupantes. Equipamentos como side bags, air bags e ABS nos freios complementam o pacote.
Com este lançamento, a Fiat Automóveis amplia sua linha de produtos e passa a oferecer automóveis de qualidade nos principais segmentos de mercado – dos populares aos luxuosos, dos compactos às minivans, o cliente sempre encontrará o carro que se adequa perfeitamente às suas necessidades. Dar mais escolha ao consumidor é coerente com a estratégia da marca de estar presente nos segmentos mais importantes do mercado nacional.
A categoria das minivans é, atualmente, a quarta colocada em volume de vendas no Brasil. A curva ascendente da categoria em nosso mercado reflete uma tendência mundial: os clientes buscam, cada vez mais, veículos espaçosos e versáteis para transportar pessoas com conforto e bom desempenho. É também um segmento que atrai pessoas em busca de novidades.
Pode-se dividir a categoria em dois subsegmentos: minivans grandes e minivans compactas e médias – onde se encaixa o Fiat Idea. A multiplicação desse subsegmento tem sido significativa, com um crescimento de nada menos que 300% de 2000 a 2004. No ano passado, as minivans representaram 6,9% do mercado de automóveis, participação que tem tudo para aumentar em 2005.
Dentro desse subsegmento, o objetivo da Fiat Automóveis com o Fiat Idea é conquistar uma fatia de 30%. Passando a disputar uma das raras categorias nas quais não dispunha de modelos, a montadora o faz com um produto competitivo sob todos os aspectos: preço, itens de série, motores, estilo, espaço, conforto, tecnologia.
|