Um ambiente aconchegante, arejado e iluminado, no qual há espaço de sobra. Bancos desenhados para acolher os ocupantes, mas que permitem uma variedade de configurações conforme o uso. Porta-objetos para organizar e acondicionar pertences. Contornos, cores e texturas que afugentam o estresse. Ampla área envidraçada para espiar o mundo lá fora. Assim é o interior do Fiat Idea, criado para proporcionar uma convivência harmoniosa e prazerosa em qualquer trajeto, quase como uma extensão da própria casa.
Tudo começou já no projeto da minivan, cujas dimensões foram concebidas para transportar cinco pessoas com todo o conforto. Em apenas 3.931 milímetros de comprimento e 1.698 mm de largura, o Fiat Idea oferece um habitáculo generoso e racionalmente distribuído onde pessoas se acomodam com todo o conforto. Tanto que na traseira são três assentos claramente demarcados, cada qual com seu encosto de cabeça. E o passageiro do meio tem um assoalho praticamente plano para apoiar os pés.
Outro detalhe que merece destaque é a altura do Fiat Idea: 1.680 milímetros, o modelo mais alto do segmento. O número se traduz em uma posição avantajada para os ocupantes, o que lhes dá uma sensação de segurança. Segurança esta que é ainda mais importante para o motorista, que vê melhor o que acontece em seu redor, beneficiado pelos amplos vidros.
Além disso, o motorista conta com regulagem de altura no seu banco, e também ajuste de altura do volante de direção – ambos são de série em todas as versões do Fiat Idea. Com essas regulagens, ele sempre encontrará a posição ideal para dirigir, o que só pode contribuir para seu bem-estar a bordo. Ele também tem um descansa-braço entre os bancos dianteiros (de série na versão top da nova minivan), um pequeno detalhe de conforto que ele merece.
Todos os controles e comandos ficam ao alcance de sua mão; os mostradores e luzes de aviso do quadro de instrumentos permitem ótima visualização. E o motorista não precisa sair do carro para abrir a tampa do reservatório de combustível ou o porta-malas: os dois possuem comandos de abertura dentro do veículo. Mais comodidade, mais segurança.
Para organizar os pertences, a nova minivan pode oferecer até 20 porta-objetos. Com tantos nichos para aproveitar, torna-se fácil guardar cada coisa em seu lugar. Saiba onde estão:
• Console de teto com quatro porta-objetos (dois dianteiros e dois traseiros) e espelho convexo para vigiar crianças no banco de trás. O console é inédito no segmento e representa uma maneira engenhosa e criativa de aproveitar o espaço
• Porta-copos. Dois dianteiros e um traseiro
• Porta-objetos nos painéis das quatro portas
• Dois porta-luvas. Se houver air bag do passageiro, ele ocupa o espaço do porta-luvas superior
• Porta-revistas atrás dos encostos dos bancos dianteiros
• Porta-objetos na parte central do painel de instrumentos quando o veículo não estiver equipado com o som original
• Porta-objetos no console central
• Porta-objetos no painel de instrumentos localizado à esquerda do volante
Além dos porta-objetos citados acima, o Fiat Idea pode ser equipado ainda com duas redes no porta-malas.
A bagagem fica escondida de olhos mal-intencionados, pois é bem acomodada sob a cobertura do porta-malas. No vão cabem 380 litros, uma boa capacidade para o segmento das minivans compactas. Mas, para levar objetos maiores, pode-se rebater o banco traseiro em 1/3 e 2/3 – todo Fiat Idea possui banco traseiro rebatível. Com o banco traseiro totalmente dobrado, tem-se um espaço para carga bem maior, de 1.500 litros.
Outra opção interessante é rebater 1/3 do encosto do banco traseiro do lado direito e dobrar o banco dianteiro para criar um grande vão longitudinal que permite levar objetos mais volumosos ou compridos – de tacos de golfe a escadas dobráveis. Ou seja, o espaço interno do Fiat Idea é absolutamente flexível, adaptando-se às mais variadas exigências de uso. Ele corresponde igualmente bem ao dia-a-dia na cidade, aos compromissos de trabalho, aos programas com amigos ou família ou às viagens de lazer ou de esportes. Realmente um companheiro para todas as horas.
Quem costuma levar passageiros atrás pode aumentar ainda mais seu conforto equipando o Fiat Idea com uma mesinha dobrável, tipo avião, atrás do encosto do banco dianteiro direito. Ela em nada interfere nas configurações dos bancos. Outro destaque é o cinzeiro em formato de copo, que pode ser colocado em vários locais do carro. Além disso, ele pode se transformar também em um excelente porta-trecos.
Complementando o conforto e a conveniência, todo Fiat Idea sai de fábrica com acionamento elétrico nos vidros dianteiros, luzes de leitura dianteiras e traseira, limpador e desembaçador traseiro, retrovisores com regulagem interna, tomada de corrente de 12V e direção hidráulica, entre muitos outros itens.
Conforto acústico e térmico
Não adianta equipar um carro com todas os recursos imagináveis e dezenas de equipamentos se, ao rodar, ele se mostrar barulhento e cheio de vibrações. Ruídos e trepidações irritam e desgastam o motorista, interferindo diretamente em sua qualidade de vida a bordo e influindo de forma negativa em sua relação com o veículo.
Tal princípio mereceu atenção especial da Engenharia de Produto da Fiat Automóveis durante o desenvolvimento do Fiat Idea. A minivan foi submetida a todo tipo de testes acústicos e vibracionais, e um trabalho intensivo em parceria com os fornecedores resultou na criação de novos isolamentos que empregam a tecnologia Ultra-Light – uma das mais avançadas em termos de conceitos acústicos.
O conjunto de isolamentos do Fiat Idea garante a ele o melhor índice de articulação da categoria – ou seja, o nível de ruído do carro pouco incomoda os ocupantes, sendo possível conversar normalmente dentro dele. Para o cliente, isso se traduz em um veículo no qual o conforto acústico é um ponto de destaque.
Também o sistema de suporte do motopropulsor foi alvo de um trabalho específico. O motor do Fiat Idea tem sustentação baricêntrica: ele é fixado nos pontos onde ocorrem os menores níveis de vibrações. Dessa forma, transmite para a carroceria o mínimo possível de trepidações.
Para reduzir os ruídos provenientes do exterior, a Fiat Automóveis oferece um recurso inédito no mercado automobilístico brasileiro: vidros laminados nas portas. Até hoje, esse tipo de vidro só era utilizado no pára-brisa.
Os vidros laminados são constituídos de duas camadas de vidro com uma folha delgada de polímero (resistente e elástico) entre elas. Confira abaixo suas vantagens:
• Isolantes de ruído aerodinâmico. Filtram o ruído gerado pelo movimento do próprio veículo, notadamente nas freqüências mais altas. Testes feitos no Laboratório de Acústica e Vibrações da Fiat Automóveis revelaram que o Índice de Articulação do Fiat Idea é 7% melhor quando se usam vidros laminados, em comparação aos temperados. Para os ocupantes, isso significa mais conforto: segundo as avaliações, a diferença pode ser percebida tanto por quem viaja na frente quanto por quem vai no banco de trás.
• Maior proteção contra raios ultravioleta. A radiação UV faz mal não somente à saúde humana: também causa o envelhecimento precoce de materiais internos do carro, como tecidos e plásticos. O vidro laminado filtra 99,5% dos raios UV – enquanto o temperado filtra 82%.
• Maior segurança aos ocupantes do veículo. Caso ocorra um acidente, há menor risco tanto de penetração de objetos externos no habitáculo, quanto das pessoas serem projetadas para fora do carro.
• Maior segurança patrimonial. O vidro laminado é mais resistente a quebras do que o temperado. Assim, constitui uma barreira mais eficiente contra arrombamentos e tentativas de agressão.
Em relação ao conforto térmico, cuidado especial foi dado ao sistema de ventilação do Fiat Idea, com dutos e difusores bem distribuídos e dimensionados para cuidar da circulação de ar com máxima eficiência. A minivan traz sistema de ar-condicionado com elevada capacidade de desembaçamento dos vidros (importante para a segurança) como equipamento opcional.
Um novo item vem junto com o sistema de climatização: vidros verdes escurecidos. Oferta inédita no segmento, os vidros, conhecidos como Vênus 55, aumentam expressivamente o conforto térmico dos ocupantes.
O escurecimento é aplicado nas portas de trás, nos vidros laterais traseiros e no vidro da tampa do porta-malas (o pára-brisa é verde com faixa degradê, e os vidros das janelas dianteiras são sempre verdes). A transparência é de 55%, suficiente para bloquear mais de 50% da radiação solar.
Com uma entrada significativamente menor de radiação solar, o sistema de climatização pode trabalhar com menos potência, o que favorece a economia de combustível.
|