As CPIs dos Correios e do Mensalão aprovaram nesta quinta-feira, por unanimidade, o relatório que sugere a cassação de 18 deputados federais e um ex-deputado por quebra de decoro parlamentar devido ao envolvimento com o esquema de corrupção, o mensalão. Estão na lista José Dirceu (PT-SP), João Paulo Cunha (PT-SP), Roberto Jefferson (PTB-RJ) e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto (SP). O relatório será encaminhado à Mesa Diretora da Câmara. As duas comissões realizaram sessão conjunta para votar o relatório. No texto, os relatores Serraglio e Abi-Ackel, Correios e Compra de Votos, afirmam que as considerações feitas partem de "juízos políticos". Segundo o relator da CPI dos Correios, "as falhas" cometidas pelos 18 parlamentares e pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto estão relacionadas ao "caixa 2", recebimento de mesada e ocupação de cargos em diretorias de estatais com objetivos financeiros.
Serraglio (PMDB-PR) considerou "inconteste" o recebimento de dinheiro por parlamentares da base aliada do governo. No parecer preliminar, ele disse que a alegação de que os recursos vieram de empréstimos é uma "desculpa esfarrapada" e que não há provas que sustentem a afirmação de que o dinheiro teria sido usado para pagamento de despesas eleitorais. "Não há legitimidade em mandatos conseguidos por meio de caixa dois", afirmou. "Meios ilícitos para ganhar eleições atentam contra o estado democrático de Direito".
Segundo o relatório, é "perfeitamente plausível" a tese de que os empréstimos feitos pelo empresário Marcos Valério no Banco Rural e no BMG para o Partido dos Trabalhadores (PT) foram simulados para dar aparência lícita a dinheiro de origem ilícita. De acordo com o documento, o dinheiro seria destinado ao "bolso de políticos sob o falso argumento do pagamento de dívidas passadas".
Serraglio detalhou, passo a passo, como seria feita a leitura do relatório. Num primeiro momento, foi feita uma análise "dos fatos históricos que aconteceram, causando esta surpresa nacional com sucessivas descobertas que importaram na abertura de tantas CPIs", disse o relator da CPI dos Correios.
Confira a lista dos parlamentares citados:
Carlos Rodrigues (PL-RJ)
João Magno (PT-MG)
João Paulo Cunha (PT-SP)
José Borba (PMDB-PR)
José Dirceu (PT-SP)
José Janene (PP-PR)
José Mentor (PT-SP)
Josias Gomes (PT-BA)
Paulo Rocha (PT-PA)
Pedro Correia (PP-PE)
Pedro Henry (PP-MT)
Professor Luizinho (PT-SP)
Roberto Brant (PFL-MG)
Roberto Jefferson (PTB-RJ)
Romeu Queiroz (PTB-MG)
Sandro Mabel (PL-GO)
Valdemar Costa Neto (PL-SP) - ex-deputado
Vadão Gomes (PP-SP)
Wanderval Santos (PL-SP)
|