O Parque Municipal Cidade de São Bernardo recebeu na quarta-feira (31/8), a coordenação da Divisão de Bibliotecas da Prefeitura de São Bernardo, que desenvolveu durante todo o dia a atividade Biblioteca no Parque, com oficinas, hora do conto, espaço para leituras de jornais do dia, revistas e livros e outros. As atividades envolveram os usuários do Parque e crianças da rede municipal de ensino.
Chamou a atenção, no entanto, a apresentação de Cristiane Rufino, de 26 anos, portadora de deficiência visual, que leu em braille o livro “Felicidade das Borboletas”, de Patrícia Engel Secco. As crianças, atentas, queriam saber como é possível ler através de algumas bolinhas cravadas no livro. Cristiane, que é funcionária do Espaço Braille da Biblioteca Pública Monteiro Lobato, contou que perdeu a visão aos 15 anos depois de ter tido uma infecção no sangue. Apesar das dificuldades que enfrenta disse que é uma pessoa feliz e que só aprendeu a enxergar a vida depois da cegueira. “Parece estranho, mas só depois que fiquei cega é que comecei, de fato, a enxergar e ter clareza da vida”. disse.
Na seqüência , as crianças participaram de uma oficina de Origami, reproduzindo a história ouvida durante a hora do conto. Outra atração que chamou a atenção foi a apresentação literomusical do arte-educador Costa Sena. Ele mostrou um pouco de música misturada à literatura de quadrinhos.
|