Quatro deputados que pretendem disputar a presidência da Câmara registraram nesta sexta-feira suas candidaturas na Secretaria-Geral da Casa: João Caldas (PL-AL), atual quarto secretário da Câmara; Luiz Antônio Fleury Filho (PTB-SP); Alceu Collares (PDT-RS) e Jair Bolsonaro (PP-RJ). Na última eleição da Mesa Diretora da Câmara, em 14 de fevereiro, Bolsonaro também se lançou candidato e só conseguiu dois votos. A eleição está marcada para as 10h de quarta-feira e o prazo para registro de candidaturas termina às 18h de terça-feira. Cada candidato terá 15 minutos para falar de suas propostas na sessão do dia da eleição.
Outros cinco deputados já anunciaram a intenção de disputar a presidência da Câmara, em substituição ao ex-deputado Severino Cavalcanti, que renunciou ao mandato na quarta-feira, mas ainda não registraram suas candidaturas. São eles: Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Michel Temer (PMDB-SP), Francisco Dornelles (PP-RJ), Ciro Nogueira (PP-PI) ? atual segundo vice-presidente da Câmara - e José Thomaz Nonô (PFL-AL), primeiro vice-presidente.
Para ser eleito, o candidato precisará de no mínimo 257 votos favoráveis dos 513 deputados. Se nehum dos postulantes conseguir esses votos em primeiro turno, em votação secreta e em cédulas de papel, os dois mais votados disputarão o segundo turno.
A posse do eleito será imediatamente após a apuração dos votos e a proclamação do vencedor. O novo presidente da Câmara terá um mandato tampão, que vai do dia 29 de setembro ao dia 2 de fevereiro de 2007, quando será eleita a nova Mesa Diretora da Câmara.
|