A empresa de informática Microsoft comemora 30 anos hoje com uma festa gigante para alguns dos seus empregados. A empresa foi criada em Albuquerque, Novo México, por dois amigos, Bill Gates, que abandonara o curso de programação de computadores, e Paul Allen.
Na época, os computadores tinham o tamanho de uma geladeira e a visão de Gates e Allen de um mundo em que cada casa teria um computador pessoal parecia pouco provável.
Atualmente, Gates é o homem mais rico dos Estados Unidos, segundo a revista Forbes, e Allen, o terceiro da lista dos milionários americanos.
Bill Gates falou sobre o futuro da inovação em frente a uma platéia de mais de 17 mil funcionários, segundo a Associated Press, no encontro anual que hoje celebrou os 30 anos da empresa em Safeco Field, Seattle. A Microsoft emprega, hoje, mais de 60 mil pessoas em 80 países.
A Microsoft produz software para mais de 90% dos computadores pessoais do mundo, mas, apesar de seu sucesso marcante, sua dominação no mercado pode estar ameaçada.
Concorrência
A dominação de mercado pela Microsoft levou a conflitos com as autoridades de defesa da concorrência nos Estados Unidos e na Europa.
Ao mesmo tempo, seus sistemas se tornaram um alvo para hackers e sabotadores. Rivais ágeis, como a Google, estão desafiando a posição da Microsoft com a oferta de novos serviços baseados na internet.
Outra ameaça é o uso de software livre Linux por muitas empresas. Mesmo assim, Bill Gates se mantém desafiador.
Mais do que em desaceleração, diz ele, aos 30 anos, a Microsoft está apenas começando.
|