Três parlamentares da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos querem que a infra-estrutura central da Internet continue sobre controle do país, ecoando manifestação semelhante do Senado norte-americano. A proposta, apresentada por dois republicanos e um democrata, quer que o Congresso apóie firmemente o governo de George W. Bush enquanto ele se prepara para enfrentar o restante do mundo sobre o controle da rede global de computadores. O Brasil e outros países como o Irã querem que a Internet seja controlada por um órgão internacional que administre o sistema de endereços que guia os internautas por bilhões de páginas da Web. A administração Bush já deixou claro que pretende manter o controle sobre a Internet.
"Entregar a Internet a países com registro de direitos humanos problemáticos, leis contra liberdade de expressão e práticas fiscais questionáveis vai impedir a Internet de continuar sendo um meio em evolução como acontece hoje", disse o republicano da Califórnia John Doolittle.
A União Européia retirou apoio ao atual sistema de controle da Internet no mês passado e a questão deve ser debatida durante encontro da Sociedade Mundial de Informação da Organização das Nações Unidas (ONU), marcado para acontecer na Tunísia, em novembro.
Se um acordo não for alcançado, os internautas de diferentes partes do globo poderão acessar sites diferentes quando digitam um endereço.
|