O CLK 55 AMG, um dos coupés de alta performance comercializados pela Mercedes-Benz, já está pronto para sua estréia como o Safety Car oficial da Fórmula 1. O esportivo de duas portas ajudará a manter a segurança nos circuitos durante as corridas. O modelo começa a atuar já neste final de semana, no primeiro Grande Prêmio do ano, em Melbourne, na Austrália, e segue em todas as demais provas da temporada 2003 da Fórmula 1.
O carro, que será pilotado pelo experiente piloto de Gran Turismo da Mercedes-Benz, Bernd Mayländer, tem a função de intervir em casos de acidentes, condições atmosféricas adversas ou outras situações críticas, que prejudiquem a segurança na pista durante a corrida. Como o Safety Car oficial da FIA, o CLK 55 AMG estará presente em cada um dos 16 circuitos da Fórmula 1, onde poderá demonstrar toda sua potência e agilidade. O Safety Car precisa preencher rígidas exigências estabe-lecidas pela FIA, afinal, seu trabalho é liderar alguns dos carros de competição mais velozes do mundo nos mais variados circuitos, sempre em alta velocidade e, algumas vezes, durante várias voltas. Se a velocidade for lenta demais, os motores das máquinas da Fórmula 1 se supera-queceriam e os freios e pneus esfriariam rápido demais.
Em preparação para seu novo papel na competição, o coupé foi afinado para assegurar o máximo desem-penho e uma vida útil extremamente longa. Engenheiros e técnicos da Mercedes-AMG utilizaram a experiência adquirida durante os 35 anos de competições e na vasta experiência de pista no desenvol-vimento de carros esportivos de alto desempenho.
A rápida aceleração do novo Safety Car da Fórmula 1 é proporcionada pelo motor de oito cilindros da AMG com 5,5 litros, que desenvolve 367 cavalos de potência. Além do motor, a Mercedes-AMG introduziu modifi-cações para otimizar a aerodinâmica, o sistema de refrigeração, o tanque de combustível, o suprimento de com-bustível, a suspensão e os freios. Essas alterações asseguram um desempenho esportivo, uma vida útil extremamente longa e uma alta confiabilidade - seja no calor tropical do Grande Prêmio da Brasil ou em climas mais frios, como o de Nürburgring, na Alemanha.
As principais diferenças entre o Safety Car e a versão normalmente comer-cializada do CLK 55 AMG são os logotipos F1 e as luzes de emergência no teto. Quando o Safety Car é acionado, Bernd Mayländer primeiro acende a luz verde, sinalizando que ele está prestes a entrar no meio da pista. Este também é o sinal para quaisquer carros da F1 atrás dele ultrapassarem. Uma vez que o Safety Car assume a posição de liderança na pista, as luzes piscantes de cor laranja são ligadas. Estas informam aos pilotos F1 que nenhuma ultrapas-sagem mais é permitida. Já as luzes estroboscópicas brancas nos faróis dianteiros e lanternas traseiras executam uma função geral de sinalização, em que elas sempre piscam quando o Safety Car está em ação.
Para permitir a comunicação com o controle da corrida, o Safety Car é equipado com um vasto conjunto de equipamentos, incluindo sistemas de rádio, bem como várias câmeras de TV montadas dentro e fora do veículo. Este equipamento extra exige sua própria fonte de força com um segundo alternador e bateria. Dois assentos individuais de competição, com cintos de quatro pontos, revestidos de couro preto e cinza, e um acabamento de carbono no painel, completam o visual diferenciado e esportivo do Safety Car produzido pela Mercedes-AMG.
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