Na Volvo Car Corporation, uma equipe formada inteiramente por mulheres está desenvolvendo um novo carro conceitual, conhecido internamente por MCC (My Concept Car) que, numa tradução literal, quer dizer Meu Carro-Conceito. O produto acabado será apresentado em 2004. O grupo de consumidores que cresce mais rápido no mundo é o feminino, mais precisa-mente o das mulheres independentes, que possuem sua própria renda, ocupando altos cargos, e compram seu próprio carro. Se a Volvo Cars pretende passar de 400 mil carros vendidos anualmente no mundo para 600 mil, precisa atender as neces-sidades delas. Nesse sentido, a marca sueca já desenvolve estudos sobre o uso do cinto de segurança por mulheres grávidas e faz pesquisas com grupos de consumidoras, além de que 25% dos empregados nas fábricas são mulheres, o mais alto índice da indústria automobilística. A idéia de criar um carro, no qual elas tomem as decisões de engenharia e projeto, foi iniciativa de algumas funcionárias da Volvo Cars. Em 2002, o conceito e os primeiros desenhos foram apresentados ao Presidente e CEO Hans-Olov Olsson, assim como à equipe de gerência executiva da empresa, que gostaram da idéia. No final do ano, o projeto recebeu a aprovação e o trabalho no carro-conceito teve início. “Acreditamos que homens e mulheres têm prioridades diferentes. Esta é a razão pela qual, as decisões referentes a este carro estão sendo tomadas por mulheres”, explicou Eva-Lisa Andersson do departamento de Desenvolvimento de Produtos. Este novo carro-conceito é um exemplo concreto de que cada vez mais mulheres altamente capacitadas estão preen-chendo cargos importantes.
|