Nesse Estado que reúne paisagens inesquecíveis, culinária local exce-lente e população acolhedora e bem-humorada, o sol brilha a 30 graus de temperatura por pelo menos oito meses ao ano.
Sua capital, Fortaleza, disputa com Salvador o título de cidade mais moderna do Nordeste. Nela edifícios de arquitetura arrojada convivem de forma harmoniosa com casas construídas no início do século. Suas praias, com calçadões repletos de aconchegantes barzinhos e quiosques, vida noturna agitada e bons hotéis atraem turistas do mundo inteiro.
Boa parte das pessoas que vêm a Fortaleza usam a cidade como base para explorar as praias cearenses mais afastadas, tidas como as maiores estrelas do Ceará. Jericoa-coara, Canoa Quebrada e Lagoinha figuram entre as preferidas dos amantes de locais paradisíacos. Seja qual for a localidade, italianos, franceses, suíços e portugueses que vêm passar as férias no Ceará não querem voltar para casa - e de fato muitos permanecem ali.
A geografia do litoral cearense segue no sentido leste-oeste. Na costa leste, praias repletas de coqueiros oferecem fontes naturais,falésias, areias coloridas e os melhores hotéis. Aqui as rodovias seguem próximas às praias faciltando o acesso. Na costa oeste, pontilhada por graciosas aldeias de pescadores, os visitantes se encantam com as dunas de areias claras e lagoas de beleza sem igual.
Neste trecho, onde as estradas costumam ser direcionadas ao interior, que conta com belíssimas serras, o litoral fica mais difícil de ser alcançado e os turistas têm duas opções: cruzar estradas mal conservadas ou se aventurar em veículos 4 x 4 pelas praias e dunas. A beleza mesclada à aventura nestas regiões são de tirar o fôlego.
Off-road: Nas trilhas com estilo
Um novo jeito de se explorar as belezas do Ceará vem atraindo cada vez mais pessoas. São os passeios off-road (fora da estrada), que põem os turistas em contato direto com paraísos ecológicos. São praias, dunas, lagoas e falésias de difícil acesso, às vezes intocadas e situadas em lugares remotos, que só podem ser atingidas com veículos especiais e bem equipados, os chamados 4x4.
Ao contrário dos buggies de aluguel que costumam levar turistas para conhecer as dunas nos arredores de Fortaleza, os 4x4 permitem viagens de longa distância. São capazes de rodar centenas de quilômetros sobre a areia, atravessar riachos ou mesmo cruzar fileiras de pedras. Com a ajuda desses carros, turistas de todas as idades e diferentes preparos físicos podem vivenciar as mais belas paisagens, que de outra forma nunca seriam alcançadas. A aventura pode parecer mas não é cansativa. Os jipes e picapes que desbravam as trilhas fora da estrada são confortáveis, têm ar-condicio-nado, geladeiras, rádio de comunicação e sistema de navegação por satélite. Para agradar ainda mais os clientes, contam com competentes aparelhos de som, os quais propor-cionam trilhas sonoras para os cenários variados. Muitos ainda levam pranchas adaptadas para deslizar nas dunas, popularmente conhecida com “esquibunda”.
Nas dunas com “emoção”
A exemplo do que fazem os buggies nas regiões próximas a Fortaleza, os veículos 4x4 também oferecem trechos com mais ou menos “emo-ção”. São capazes de descer paredões de areia a quase 40km/h, deixando o mais valente dos turistas com um certo frio na barriga.
Os encantos de Fortaleza
Com suas charmosas praias e calçadões, moderna infra-estrutura, população encantadora e vida noturna pulsante, Fortaleza tornou-se uma das principais portas de entrada do turismo do Nordeste. Agraciada com um sol forte que esquenta suas belezas pela maior parte do ano, a cidade vem atraindo cada vez mais visitantes, de todas as partes do Brasil de do mundo.
Escolher a capital cearense como destino turístico é optar por prazeres da vida como caminhar por areias finas e claras, degustar uma culinária regional excelente, se deliciar com a brisa vinda do oceano ou se deixar levar pelo ritmo do mais típico forró.
Praia Cumbuco - Apesar de não figurar entre as mais belas praias cearenses, Cumbuco, localizada no município de Caucaia, vizinho a Fortaleza, é tida como uma das principais atrações do Estado. Antiga colônia de pescadores, repleta de coqueiros, dunas, hotéis e bares, a praia tornou-se famosa pelas diversas opções de laser que oferece. Do Cumbuco os turistas saem para passeios de jangada, que os levam para deliciosos banhos de mar em águas convidativas, e para emocionantes passeios de buggy pelas dunas.
Praias
Praia Lagoinha - Localizada a 124 quilômetros a oeste de Fortaleza, a praia de Lagoinha encanta os visitantes com sua delicada compo-sição visual. São 15 quilômetros de areias finas e claras, pequenas quedas d’água, coqueiros altos e dunas avermelhadas pelo reflexo do sol. O local que já servia antigamente como porto para piratas franceses hoje abriga românticas vilas de pescadores.
Praia Fleixeiras e Mundaú - A 175 quilômetros da capital cearense, estas duas praias ligadas por uma faixa de areias clarinhas, mar tranqüilo, dunas, lagos e vilarejos, são ideiais para os caçadores de sossego. Quase intocadas pelo homem, Fleixeiras e Mundaú conservam suas características primitivas. Nas pequenas colônias de pescadores, os visitantes encontram, além de lindos artesanatos, uma hospitalidade sem igual. São pessoas simples e atenciosas que olham os turistas com a recíproca curiosidade como a qual são vistas.
Praias Jericoacoara e Gijoca - Com dunas móveis gigantes de até 30 metros de altura, que se tornam douradas no pôr-do-sol, mar calmo de águas transparentes, lagoas maravilhosas e pedras esculturais, Jericoacoara é considerada a maior estrela do Ceará. Localizada a 300 quilômetros a oeste de Fortaleza, Jeri, como é carinhosamente chamada pelos locais, ficou conhecida em 1987, quando o jornal americano Washington Post publicou uma reportagem especial sobre praias, colocando-a entre as 10 mais bonitas do mundo.
Praia Canoa Quebrada - Canoa Quebrada é um lugar mágico, que impressiona a todos os visitantes com sua atmosfera animada e beleza paradisíaca. As dunas, falésias, mar e sol brilhante são as prinicpais atrações desta praia, localizada a 156 quilômetros de Fortaleza. Canoa foi descoberta nos anos 70 por grupos de hippies.
Lá eles encontraram um povo simples e hospitaleiro, com quem logo se identificaram. A pesca com jangadas no mar é até hoje a principal tradição da população local.
|