A Prefeitura de São Bernardo, por intermédio da Secretaria de Esportes, abrirá na próxima terça-feira, 7 de fevereiro, as inscrições para as escolas de futebol, cuja estrutura tem mais de 30 anos. Nas escolas mistas são 33 núcleos: 22 de escolas conveniadas e 11 mantidas exclusivamente pela Prefeitura envolvendo aproximadamente 6 mil alunos. São Bernardo é considerado um dos municípios brasileiros que mantém o maior número de escolas de futebol com a coordenação da administração pública.
A novidade deste ano é abertura de mais um núcleo exclusivamente para o futebol feminino que funcionará às terças e quintas-feiras, de manhã e à tarde, no Estádio de Nova Petrópolis (campo de terra). O outro núcleo continua sediado no Estádio Baetão com aulas às terças e quintas-feiras, a partir das 14h.
A estrutura das escolas de Futebol de São Bernardo é considerada modelo no Brasil. Desde a sua implementação, na década de 70, a Prefeitura de São Bernardo procurou realizar um trabalho de inclusão social que visa tirar o jovem da ociosidade, das drogas e do crime.
O coordenador das escolas de Futebol, Carlos Roberto Contim, aproveita as segundas-feiras para promover reuniões com os instrutores quando são discutidos planos para aperfeiçoamento do trabalho.
Segundo o coordenador, as escolas anualmente formam suas equipes para representar os bairros no Campeonato José Rossi, competição tradicional do calendário esportivo de São Bernardo. Contim diz que espera um aumento do número de alunos este ano.”É um ano de Copa do Mundo, além disso os Jogos Abertos do Interior serão em São Bernardo. Isso vai motivar os alunos a se inscreverem nas escolas de futebol”.
Embora a Prefeitura mantenha duas escolas exclusivamente para o setor feminino em todas as outras podem participar jogadores de ambos os sexos. São escolas mistas que recebem também inscrições de mulheres.
A principal novidade da escola de futebol feminino de Nova Petrópolis é que um dos monitores é Karina Cássia de Carvalho que ministrará as aulas junto com Erivaldo Marinho. Karina já praticou futebol e espera, já no primeiro dia de aulas, contar com um grande número de alunas. “Vai ser uma experiência diferente dar aulas de futebol”, diz.
Jovens de ambos os sexos, entre 11 e 16 anos, podem freqüentar as aulas gratuitamente e assim alimentar o sonho de ser um atleta famoso. Para isso basta comparecer aos locais abaixo e procurar um dos instrutores especializados, a partir do dia 7 de fevereiro.
Nas escolas de futebol de São Bernardo a preocupação não é só o lado técnico dos jovens. Os instrutores, além de ministrar as aulas, às vezes também transformam-se em psicólogos e agentes sociais. Não existe prazo determinado para o encerramento das inscrições..
O sonho de ser um jogador famoso já se tornou realidade para alguns jogadores que iniciaram a carreira em São Bernardo. Entre os que já passaram pelas escolas de futebol do município estão o volante Mauro Silva e o zagueiro Ronaldão, campeões mundiais pela Seleção Brasileira; o atacante Deco, atualmente no Barcelona da Espanha, e que passou pela escola do Madureira no bairro Baeta Neves; O atacante Milton Cruz, que jogou em vários clubes do futebol brasileiro , o meio-campista Fabinho ex-Corinthians, o zagueiro André Dias que está no São Paulo, o meio-campista Fabinho, (Santos) entre outros.
Os locais das escolas da Secretaria de Esportes: Areião , Jardim Beatriz, Jardim do Lago, Madureira, Nova Petrópolis, Paulicéia, Taboão, Valdíbia, Vanguarda , Corinthians do Jardim Esmeralda, Centro Esportivo Marcel Francisco dos Santos e campo do Jerusalém (mistas) e Baetão e Nova Petrópolis (só no feminino).
Escolas conveniadas- Battistini, EC Bola de Ouro (Vila São Pedro), Detroit, Ferrazópolis, Bairro dos Fincos no Riacho Grande, Jardim das Orquídeas, Palestrinha no Jardim Nazareth, Palmeirinha da Vila do Tanque, bairro Santa Cruz, São Leopoldo no bairro Jordanópolis, Selecta, Tatetos, Vila São José, DER, Riacho Grande, Jardim Orlandina em Rudge Ramos, Triângulo no bairro Assunção, Jardim Beatriz, Unidos da Vila no Jardim Atlântico, Vila Vivaldi, Lavínia e Jardim Jussara.
Escolas de Futebol de São Bernardo
Mistas-
Inscrições de 2ª a 6ª feira, pessoalmente, nos 33 locais, com documento de identidade ou registro de nascimento
Idade: 11 a 16 anos
Aulas gratuitas
Só para a categoria feminina:
Inscrições: Estádio de Nova Petrópolis, terças-feiras e quintas-feiras, a partir das 8h30, e às 13h30
Idade: 11 a 16 anos
Estádio Baetão- Terças-feiras e quintas-feiras, a partir das 14h
Apresentar documento de identidade ou registro de nascimento
Aulas gratuitas
Informações gerais: professor Contim, telefones 4125-5776 e 4125-2242- Secretaria de Esportes
|