O relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), que está nos Estados Unidos colhendo informações sobre as contas bancárias do publicitário Duda Mendonça, comunicou ao presidente da comissão, senador Delcídio Amaral (PT-MS), por telefone, que a viagem teve o resultado esperado.
Após reunião com representantes do FinCEN (Financial Crimes Enforcement Network), Serraglio e os deputados Maurício Rands (PT-PE) e Eduardo Paes (PSDB-RJ), relatores-adjuntos, foram comunicados de que as informações serão encaminhadas ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), órgão do Ministério da Fazenda, que irá compartilhar os documentos com a CPI. "Essa viagem teve efetivamente o resultado esperado", disse Delcídio Amaral, transmitindo manifestação do relator.
Delcídio aproveitou para pedir aos parlamentares da comissão maiores cuidados na manipulação dos dados a serem recebidos, a fim de evitar vazamento de informações sigilosas como aconteceu durante os trabalhos da CPI do Banestado.
O episódio, ocorrido em 2003, dificultou a atuação da CPI dos Correios quando houve necessidade de acesso a dados sigilosos, em diligência semelhante à efetivada pela CPI do Banestado, relativos à remessa de recursos para o exterior.
As demais informações sobre as diligências realizadas por Serraglio e os relatores-adjuntos serão divulgadas em entrevista coletiva na próxima semana.
A FinCen já havia prometido aos integrantes da CPI dos Correios repassar ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) os dados bancários do publicitário Duda Mendonça possivelmente na próxima semana.
|