O Google lançou a versão atualizada da ferramenta que ajuda os usuários a organizar e encontr informações em qualquer computador e facilita o compartilhamento desses dados com amigos. O Google Desktop Search 3 representa novos desafios para o domínio da Microsoft sobre a maneira como as pessoas interagem com computadores, mas também exige que o usuário tenha muito mais confiança na capacidade do Google em proteger sua privacidade.
A nova ferramenta vasculha toda a informação armazenada em um computador, tornando-a disponível a qualquer outro PC. O usuário pode ter acesso no trabalho aos dados de seu computador de casa, desde que permita que as informações sejam armazenadas nos servidores do Google. Além disso, a empresa está tornando a "Sidebar", um sistema lançado há seis meses que permite a visualização de atualizações de informações pessoais, em uma maneira de se compartilhar notas rápidas, notícias, fotos ou outros dados curtos com amigos.
"Isto está começando a soar como um novo sistema operacional, apesar de que o Google nunca irá descrevê-lo assim", disse o analista do Gartner Allen Weiner. "Será um desafio para a Microsoft oferecer o mesmo nível de flexibilidade e poder tanto para consumidores quanto para criadores de conteúdo.", complementou.
O Google também está abrindo a desenvolvedores pequenos painéis de informação para encorajá-los a criar programas para usuários. A estratégia inspira-se no mecanismo popularizado pela Apple e pelo Yahoo, o qual a Microsoft planeja lançar na próxima versão do Windows. Estes programas podem ser compartilhados por meio de alguns cliques com qualquer usuário do Google Talk, que funciona como uma espécie de sistema de comunicações operando nos bastidores.
O Google criou 100 desses softwares, também chamados de "applets", de jogos como xadrez online a monitores que acompanham horários de vôos em aeroportos e leilões do eBay, disse Sundar Pichai, diretor de produto do Google. Os usuários podem baixar esses programas a partir do site desktop.google.com. Os aplicativos também são perfeitos para dispositivos eletrônicos com telas pequenas, como celulares, o que os torna parte da estratégia da companhia em disponibilizar informação em qualquer lugar.
Apesar disso, Rob Helm, um analista da empresa "Directions on Microsoft", informou que a maior empresa de software do mundo tem defesas técnicas e comerciais contra o Google. A Microsoft é uma empresa muito mais diversificada que o Google. A gigante do software não tem apenas o Windows, mas o conjunto de programas Office, bancos de dados e software para serviços na Web.
O Google depende basicamente de receita publicitária, disse Helm. "É uma corrida onde o Google está tentando entrar nos negócios da Microsoft antes que a Microsoft interfira nas receitas publicitárias do Google", acrescentou o analista.
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