O Ministério da Saúde iniciou hoje a distribuição de 25 milhões de preservativos como parte de uma campanha para combater, durante o carnaval, a aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.
A campanha, que se estenderá até a Quarta-Feira de Cinzas, começou a ser veiculada maciçamente pela mídia através de inserções publicitárias que abusam do duplo sentido.
A campanha também incluirá banners em ônibus e outdoors, que serão montados nas principais cidades do país, especialmente nos lugares de folia. ''Com a campanha, o Ministério da Saúde pretende atingir toda a população, principalmente os foliões, independentemente de sexo, gênero, faixa etária e classe social'', destacou o órgão, em comunicado.
Segundo estudos do Ministério, 47,5% dos homens entre 16 e 19 anos declararam não usar preservativo porque não o tinham, e 36,4% das mulheres não se lembraram de utilizar essa forma de proteção.
Estes números caem para 23% e 19%, respectivamente, na faixa etária entre 20 e 24 anos.
Dados oficiais do Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e aids indicam que 58,3% dos entrevistados já tinham recebido preservativos gratuitamente.
Nas festas de 2005, foram distribuídos 11 milhões de camisinhas. Neste ano, também estão sendo distribuídos um milhão de folhetos e 50 mil cartazes para bares e outros lugares de grande concentração carnavalesca, com orientações sobre a forma correta de usar o preservativo e sobre os riscos do HIV/aids.
A campanha institucional conta com o apoio de ONGs e associações de pessoas portadoras de HIV/aids.
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