A terceira versão beta do Google Desktop contém problemas que colocam a segurança do internauta em risco, principalmente em ambientes de trabalho e corporativos, já que o sofwtare permite buscar qualquer informação dentro de discos rígidos alheios.
A brecha existe no recurso chamado "Search Across Computers", ou "Buscar Entre Computadores", que permite procurar em computadores pela Internet como se fosse numa rede local, ou intranet.
O Google confirmou ao ZDNet UK que era possível transmitir dados externamente através do recurso e que isto era tão arriscado quanto transmití-los via e-mail.
Conforme noticiou o The Sydney Morning Herald, o perigo é que ele armazena dados no servidor por cerca de 30 dias. Para a EFF (Electronic Frontiers Foundation) a transferência desses dados pode abrir brechas a crackers e outros curiosos.
De acordo com o The Inquirer, o recurso no Google Desktop Enterprise deverá estar desligado nas próximas versões, o que não é o ideal, mas pelo menos não deixará a brecha aberta sem que o usuário explicitamente a ative.
|