A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo apresentou nesta quarta-feira, dia 9, novos equipamentos de proteção dos membros da corporação. Tratam-se dos coletes com airbags – sistema de absorção de impactos – que os guardas municipais usarão nas rondas de motocicletas. A nova tecnologia, entre inúmeros benefícios, deixará os guardas mais seguros, e consequentemente, mais estruturados para o combate ao crime.
Com as aquisições, 50 produtos no total, São Bernardo torna-se a primeira cidade das Américas a oferecer o aparelhamento aos agentes. Antes, municípios importantes do Japão, China, Austrália, França e Espanha já tinham aderido ao moderno sistema e no futuro, as policias de São Paulo e Rio de Janeiro, além dos funcionários da Empresa de Correios e Telégrafos de todo o Brasil devem seguir o exemplo de São Bernardo.
Para o comandante da GCM, coronel Antônio Branco, a atual administração da cidade mostra novamente a preocupação com a segurança pública. Segundo ele, ações como estas elevam a moral dos guardas do município. “Um membro da corporação trabalhando com a segurança reforçada significa uma população mais protegida e sem dúvidas, mais feliz”, ressalta Branco.
Já Marcelo Carneiro, diretor-geral da Hit-Air – empresa responsável pelos airbags – destaca a iniciativa do prefeito William Dib, pioneira nas grandes cidades do Brasil. De acordo com ele, se todos os chefes de executivos pensassem como Dib, os policiais teriam mais orgulho do serviço. “Sem dúvida, com menos acidentes, os profissionais trabalhariam com mais afinco, e isso se refletiria na sociedade”, completa Carneiro.
Equipamento – O colete com airbag fica junto ao tórax do policial. Caso este profissional sofra um acidente, o equipamento infla, evitando lesões no pescoço e coluna. Segundo estudo da empresa Hit-Air, o produto adquirido pela Guarda Civil Municipal de São Bernardo minimiza em até 80% as conseqüências do imprevisto, podendo inclusive salvar as vidas dos agentes de segurança.
|