Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos Public Affairs informa que 56% dos cidadãos que avaliam o governo federal como ótimo ou bom já receberam benefícios do programa Bolsa Família ou conhecem alguém que o fez. Foram ouvidos mil eleitores em 70 cidades.
Segundo a pesquisa, cujos resultados foram publicados pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta segunda-feira, o presidente Lula é mais popular onde os benefícios são mais difundidos, e o governo tem mais apoio nas faixas de renda que mais recebem benefícios. Tradicional reduto das intenções de voto de Lula, o Nordeste recebe 52% dos benefícios, embora tenha pouco mais de 20% da população do País. A Região Norte, onde Lula também recebe muitos votos, é beneficiada com 8% dos recursos, embora tenha 6% da população.
Segundo os dados do Ipsos, 38% dos ouvidos no Nordeste e 37% no Norte receberam benefícios sociais dentro da família. O percentual chega a 75% no Nordeste e 60% no Norte quando a pergunta é ampliada para 'alguém conhecido fora da família'. Em todo o País, nada menos que 48% conhecem alguém beneficiado pelo programa.
Clifford Young, diretor do Ipsos e responsável pela análise da pesquisa, acha que os dados levantados não permitem falar numa relação de causa e efeito, mas mostram uma situação mais complexa. "Você não sabe quem vem primeiro, o ovo ou a galinha", disse ao Estado.
|