O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), que realiza uma parceria entre a Prefeitura de São Bernardo e a Fundação do ABC, comemorou 16 anos de atividades no dia 20 de julho com o lançamento do Manual da Gestante e do Bebê e o aumento do atendimento, sem perder a qualidade e a humanização do serviço.
O Manual da Gestante e do Bebê, que será distribuído nas Unidades Básicas de Saúde, tem o objetivo de ajudar a solucionar as dúvidas mais comuns que preocupam a mulher no período de gestação. O desenvolvimento da gravidez, o pré-natal, as queixas mais freqüentes, cuidados especiais durante a gestação, direitos trabalhistas, sinais e sintomas de trabalho de parto, amamentação e exercícios são alguns dos temas abordados no manual. Este é o segundo material explicativo sobre as especialidades atendidas no centro. “A equipe já está planejando o próximo manual que será sobre menopausa”, disse o coordenador do Caism, Rodolfo Strufaldi.
O CAISM é um centro de referência que recebe mulheres que necessitam de diagnóstico e/ou tratamento mais específico em várias patologias ginecológicas, reprodução humana e dor pélvica crônica, além de oferecer exames como histeroscopia, laparoscopia, entre outros e orientação no planejamento familiar e o Programa de Atenção à Violência e Abuso Sexual (PAVAS). Em 1990, ano em que foi criado, o Centro atendeu cerca de seis mil mulheres. Em 2005, esse número passou de 40 mil consultas anuais. Em média, o CAISM recebe cerca de 3,6 mil novas pacientes por ano. “No começo, eram seis médicos, uma enfermeira, quatro salas e uma pequena recepção. Hoje, temos uma infra-estrutura melhor e contamos com uma assistente social, duas fisioterapeutas, uma nutricionista, duas enfermeiras e dez auxiliares, três psicólogas e 30 médicos”, contou Strufaldi. No CAISM também são realizadas cirurgias de pequeno e médio porte como laparoscopias diagnósticas e cirúrgicas (ligadura tubarea), retirada de nódulo da mama e outras. Em 2005, o Hospital Dia do Centro da Atenção Integral à Saúde da Mulher fez mais de 1,4 mil cirurgias de diversas patologias femininas. A comemoração do crescimento no atendimento, sem perder a qualidade e a humanização, contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama, Marilda Dib, que representou o prefeito de São Bernardo, o médico Alessandro Neves, que representou o secretário de Saúde do município, Dr. Wilson Narita, o coordenador de Ações Comunitárias e ex-prefeito de São Bernardo, Maurício Soares, o assistente de Diretoria Hospitalar, Eduardo Grecco, o deputado estadual, Orlando Morando, profissionais da saúde do CAISM e da Fundação do ABC.
|