O número de assinantes de TV por assinatura cresceu 11%, totalizando 4,22 milhões no primeiro trimestre do ano na comparação com o mesmo período de 2005. De janeiro a março, o faturamento das operadoras de TV paga somou R$ 1,3 bilhão, uma alta de 20% em relação aos mesmo meses do ano anterior.
Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) em parceria com o Sindicato das Empresas de TV por Assinatura (SETA). Para o presidente do conselho diretor da ABTA, Chistopher Torto, o desempenho deste mercado reflete a melhora na economia. "O setor é sensível ao cenário macroeconômico. Muita gente gostaria de possuir TV paga, mas não tinha renda disponível", comenta o executivo.
No primeiro trimestre, o número de usuários da banda larga no setor aumentou 101%, chegando a 789,4 mil assinantes no Brasil. "Este ritmo acelerado de crescimento será mantido ao longo de 2006 por que o mercado vem prestando serviços de qualidade", avalia Torto. Para 2006, a previsão é de que o faturamento consolidado do setor, o que inclui os números das operadoras, programadoras e receita publicitária, totalize R$ 6 bilhões, segundo o presidente do conselho diretor da entidade.
|