O Projeto “Sua Escola a 2000 por Hora”, resultado da parceria entre Microsoft e Instituto Ayrton Senna, será tema de uma série de 13 programas veiculados no Canal Futura. Por meio de um formato misto de elementos jornalísticos, docu-mental e ficcional, a série para TV terá como foco os princípios do programa, como a aprendizagem por projetos, a participação ativa da comunidade, o protagonismo juvenil e a valorização do desenvolvimento de competências e habilidades. Presente em dez estados, o projeto “Sua Escola a 2000 por Hora” tornou-se uma tecnologia social para o desenvolvimento de potenciais, com abrangência em larga escala. A estratégia de disseminar soluções educacionais foi a fórmula encontrada pelo programa para impactar um número cada vez maior de pessoas, respondendo ao desafio de levar as ações do micro (que atingem direta-mente crianças e jovens) para o macro (o público infanto-juvenil integrante de outros projetos ou políticas públicas).
A série de programas, com 30 minutos cada, tem como elemento de ligação um computador imaginário. Nele, um internauta navega na Internet acessando diversas páginas por meio de um menu cujas opções são os nomes dos quadros que compõem os programas.
Quando o internauta aciona um dos botões do menu, surge uma nova página de Web. De acordo com as escolhas que forem feitas, o programa pode mostrar, por exemplo, repor-tagens sobre projetos já realizados ou em desenvolvimento em várias escolas, desde a sua elaboração até os resultados obtidos. Ou, ainda, o impacto que teve na vida dos estudantes, na sua relação com a escola, com o aprendizado e na sua visão de futuro e também na comunidade. O programa será exibido toda segunda-feira, às 11h20, com reprise no sábado, às 11h, e domingo, 7h30. O investimento dos parceiros, incluindo IAS e Microsoft, foi de R$ 3,5 milhões no programa com o objetivo de desenvolver metodologias inovadoras para o uso criativo da tecnologia em sala de aula.
Sobre o Instituto Ayrton Senna
O Instituto Ayrton Senna (IAS) é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, com sede em São Paulo e atuação nacional. Criado em 1994 e tendo como fundamento a vida e os ideais do piloto Ayrton Senna, tem como missão contribuir para que todas as crianças e adolescentes possam desenvolver plenamente seu potencial como pessoas e cidadãos. Para atingir esta meta, sua estratégia de trabalho abrange duas vertentes: Fazer - que significa promover ações que atendam diretamente seu público-alvo através de programas e projetos, e Influir – que envolve tanto a mobilização das pessoas a favor do Desenvolvimento Humano das novas gerações como a produção e disseminação de conhecimento e tecnologias sociais em desenvol-vimento humano de crianças e jovens. Os programas desenvolvidos pelo IAS e por seus aliados beneficiaram diretamente 977 mil crianças e jovens em todo o Brasil.
Sobre Futura, o canal do conhecimento
O Futura colocou no ar, em 22 de setembro de 1997, a maior aventura de todos os tempos: o conhecimento. O Canal é uma iniciativa pioneira de 14 parceiros, entre empresas, grupos de comunicação, associações de classe, institutos e fundações, todos comprometidos com projetos edu-cacionais. São eles: CNI, CNN International, CNT, Fiesp, Firjan, Fundação Bradesco, Fundação Itaú Social, Fundação Vale do Rio Doce, Instituto Ayrton Senna, Rede Globo, Sadia, Schering, Sebrae e Voto-rantim.
|