Ao apresentar o balanço dos 12 primeiros meses do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Comitê Gestor do programa afirma, no relatório distribuído à imprensa, que "apesar dos percalços do final de 2007 na área fiscal, 2008 começa com boas perspectivas para o PAC".
Segundo o documento, entre as expectativas para 2008 estão a concessão da BR 116-324, na Bahia, além de licitações para obras em nove aeroportos, o leilão de construção da usina hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira (RO), e o conjunto de licitações do Projeto de Integração e Revitalização do Rio São Francisco.
O PAC na área de infra-estrutura energética prevê, para este ano, a realização de quatro leilões de energia com estimativa de geração de 7 mil megawatts, além de três leilões de transmissão de energia. Também está previsto o início das obras de seis hidrelétricas, 20 usinas térmicas e cinco pequenas centrais hidrelétricas.
Na área de infra-estrutura logística, estão previstas licitações para obras em nove aeroportos e a conclusão dos trabalhos em outros sete terminais. Outra expectativa é o lançamento dos editais de licitação do projeto do Trem de Alta Velocidade, ligando Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. Também devem ser leiloados mais dez trechos de rodovias federais, entre elas a BR 381, em Minas Gerais e a BR 470, entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.
O programa Luz para Todos deverá fazer, em 2008, mais 564 mil novas ligações, atendendo a 2,8 milhões de pessoas. Ainda na área de infra-estrutura social e urbana, outro destaque é a conclusão da linha 1 do metrô de Belo Horizonte, prevista para o primeiro semestre.
Na agenda institucional, a expectativa do governo é que sejam aprovados os nove projetos que tramitam no Congresso Nacional relacionados ao PAC, além da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da reforma tributária, que deverá ser enviada aos parlamentares ainda no início do ano.
|