As ações da AMD subiram cerca de 10% na quarta-feira devido a boatos de que a fabricante de microprocessadores poderia ser adquirida pela IBM, mas analistas afirmaram que as chances de uma transação como essa são mínimas.
Porta-vozes da IBM e da AMD se recusaram a comentar. As ações da AMD, segunda maior fabricante de microprocessadores depois da Intel, terminaram a quarta-feira cotadas a US$ 7,54 na Bolsa de Valores de Nova York.
"A tomada de controle da AMD pela IBM já foi mencionada no passado, e dado o baixo valor das ações da AMD o momento poderia ser positivo para uma aquisição pela IBM", disse William Lefkowitz, estrategista de opções de ações na corretora vFinance Investments, em Nova York.
A IBM tem um acordo de parceria em pesquisa e desenvolvimento com a AMD, e analistas especularam que a AMD talvez deseje utilizar a fábrica da IBM em East Fishkill, Nova York, para fabricar microprocessadores.
Uma aquisição da AMD seria "um evento bastante improvável, porque a IBM está abandonando o hardware e a produção industrial e se concentrando em software e soluções", disse Ashok Kumar, analista do CRT Capital Group. "Não creio que a IBM deseje encarar a Intel apenas para dizer que o está fazendo". "Uma aquisição da AMD pela IBM é um beco sem saída", continuou Kumar. "Nada justificaria a transação. Os investidores derrubariam as ações da IBM."
A IBM está abandonando a produção de hardware para se concentrar em software e serviços de tecnologia para clientes, que oferecem mais lucros.
|