O selo poderá ser fixado no carro ou ficar com o proprietário. A história da Volkswagen brasileira começa na verdade em 1949, quando a matriz alemã resolveu fazer uma fábrica fora da Alemanha. Optou pela América Latina e passou a procurar um país que tivesse perspectiva de cresci-mento. Escolhido, o Brasil passou a ser o primeiro País a fabricar um carro da marca além da Alemanha, três anos mais tarde. Uma história de grandes lançamentos, produtos de primeira linha e desenvolvimento local permeou os 50 anos da Volks, mas a velha Kombi, que inaugurou a fabricação de carros no Brasil ao lado do Fusca 1200, ainda permanece em linha de produção e –incrível! – não muito diferente daquele primeiro modelo lançado nos anos 50.
Eles começaram a ser montados num pequeno armazém na Rua do Manifesto, no Ipiranga, em São Paulo. O Volkswagen Sedã, como era chamado, era montado com peças importadas da Alemanha e por uma equipe de 12 empregados. De 1953 a 1957 foram montados nesse galpão 2.820 veículos (2.268 VW Sedãs 1.200cc e 552 Kombis. Quando, em 1956, o governo brasileiro proporcio-nou condições favoráveis para instalação da indústria automo-bilística no País, a Volkswagen cons-truiu a fábrica em São Bernardo do Campo e no ano seguinte, em 2 de setembro de 1957, saía da linha de montagem o primeiro modelo da marca fabricado inteiramente no Brasil: a Kombi, com 50% de suas peças e componentes produzidos no País. O primeiro Fusca montado no Brasil foi lançado em 3 de janeiro de 1959 e vendeu 8.406 unidades naquele ano. Era um carro bem dife-rente dos grandalhões importados, que dominavam o mercado na época. Até 86, quando deixou de ser produzi-do, o Fusca vendeu 3,3 milhões de unidades no Brasil. O Grupo Volkswa-gen é o maior fabricante de veículos da Europa com um faturamento em 2002 de $86.948 bilhões de euros e lucro líquido de $ 2,597 bilhões de euros. Responde por 12,1% no merca-do global de carros de passageiros e tem um em cada cinco carros vendidos na Europa. O Grupo VW tem oito marcas de veículos, subdivi-didas em três setores: Audi, que as marcas Audi, Seat e Lamborghini. A VW, que centraliza os valores clás-sicos incluindo as marcas Volkswa-gen, Skoda, Bentley e Bugatti e o grupo de Veículos Comerciais, que fazem caminhões e ônibus.
|