A Prefeitura de São Bernardo iniciou a construção, em abril, do ambulatório de fisioterapia especializado para pacientes adultos com problemas neurológicos, na Rua Pedro Jacobucci, 470, Vila Euclides, ao lado do prédio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). O novo serviço faz parte da parceria com a Fundação do ABC.
O objetivo do ambulatório de fisioterapia é proporcionar a reabilitação para desenvolver as habilidades funcionais, como sentar, andar e outras, para que o paciente retorne tanto à vida social como profissional. O ambulatório é destinado a pacientes portadores de lesão medular, de trauma crânio-encefálico, de acidente vascular encefálico (derrame) e de doenças degenerativas do sistema nervoso periférico.
Segundo o secretário de Saúde, Walter Cordoni Filho, o ambulatório de fisioterapia para pacientes adultos com problemas neurológicos está sendo transferido para ao lado do Caps, porque lá funciona o serviço de neurologia. “Ambulatório de neurologia e de fisioterapia funcionando no mesmo prédio, irão facilitar o acesso do paciente e a comunicação dos profissionais envolvidos. Neurologistas e fisioterapeutas podem discutir os casos e melhorar o tratamento dispensado aos pacientes, como já acontece com o atendimento infantil”.
No próprio prédio do Caps já funciona a fisioterapia para as crianças com problemas neurológicos. O sucesso no atendimento foi o que levou a Prefeitura de São Bernardo a transferir o serviço de fisioterapia para adultos para um prédio anexo ao Caps.
O ambulatório funcionará das 7h às 19h e contará com um ginásio para execução de exercícios físicos com tablados, equipamento para treino de equilíbrio e de locomoção, barras paralelas, muletas, andador, cadeira de rodas, rampas, bolas e outros.
O ambulatório possuirá consultório para a avaliação de cada caso. É na avaliação que o fisioterapeuta vai determinar o prognóstico, a conduta terapêutica personalizada e a duração da terapia. Após o tratamento, o paciente pode evoluir para alta. “Além de tecnologia, o novo ambulatório preocupa-se em proporcionar ao paciente um tratamento humanizado e digno”, finalizou o secretário.
A obra está prevista para ser entregue em no primeiro semestre deste ano e serão investidos cerca de R$200 mil.
|