O Hot or Not, um site ao qual as pessoas enviam fotografias delas mesmas para que desconhecidos votem em escala de um a 10 para dizer se são atraentes, criou muitas imitações (e atraiu críticas de muita gente que vê esse tipo de site como o fim da civilização.) Um novo site derivado, Pos or Not, tem propósito sério (ainda que de gosto discutível): é um esforço de educação sobre a aids disfarçado de jogo.
O site www.posornot.com mostra fotos e pequenas biografias de homens e mulheres com idades entre 21 e 30 anos e pede que os visitantes digam se eles são ou não portadores de HIV. A mensagem é que não se pode julgar a situação de uma pessoa quanto ao vírus apenas pela sua aparência, ocupação ou gosto musical.
"Sentimos que essa é mais uma ferramenta de ativismo para difundir a necessidade de proteção contra o HIV", gerente geral da mtvU, divisão universitária da rede de TV a cabo MTV, parte do grupo Viacom, patrocinadora do projeto.
O primeiro teste pela mtvU do que Friedman define como "jogos pela mudança" foi o "Darfur is Dying", uma simulação online de um campo de refugiados que atraiu mais de 1,5 milhão de usuários desde sua criação, em 2006. Outras empresas patrocinaram jogos sobre conflito entre israelenses e palestinos, o debate sobre a imigração e os recursos hídricos mundiais.
A rede quer que sua mensagem sobre o site de prevenção ao HIV seja difundida como um vídeo popular no YouTube, e conta com a ajuda de celebridades como o músico Wyclef Jean e a atriz Rosario Dawson.
A mtvU informa que o site foi visitado por 400 mil pessoas, e que o jogo foi usado 5,1 milhões de vezes, nas três primeiras semanas. "Mesmo que o jogo cause desconforto a algumas pessoas, isso não é necessariamente ruim", defende Friedman.
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