Exposição “Japão em São Bernardo” vai até 8 de junho no Pavilhão Vera Cruz

 

ABCD - 03/06/2008 - 08:11:50

 

Exposição “Japão em São Bernardo” vai até 8 de junho no Pavilhão Vera Cruz

Evento faz parte dos festejos do centenário da imigração japonesa no Brasil

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

O prefeito de São Bernardo, William Dib, inaugurou no dia 31 de maio, a exposição “Japão em São Bernardo” em referência ao centenário da imigração japonesa no Brasil. A exposição acontece até o dia 8 de junho, das 10h às 22h, no Pavilhão Vera Cruz (Avenida Lucas Nogueira Garcez, 756, Jardim do Mar), com entrada franca.

Para o prefeito, o evento é uma justa homenagem, pois os imigrantes japoneses contribuíram muito para a construção da história do município em todas as áreas, como no esporte, lazer, cultura e economia.

Com uma decoração alusiva à cultura japonesa, o público pode mergulhar na história do povo japonês e conhecer seus costumes, por meio de um amplo acervo cultural com bonecos, quimonos, espadas, samurais e painéis. Fotos, documentos e narrativas, que retratam o início da formação das colônias com a vinda dos primeiros imigrantes, também fazem parte da exposição.

Ikebana (arte japonesa que cria arranjos florais), origami (criação de formas por meio da dobradura de papel), manga (desenho japonês), sumiê (pintura em carvão) e shodô (caligrafia japonesa) podem ser apreciados nos estantes e sua confecção aprendida durante as oficinas gratuitas e com vagas limitadas.

A cerimônia do chá, conhecida como Chadô, é encenado em dias diferentes. A cerimônia retrata a arte de servir e beber o “matcha”, um chá verde pulverizado, que chegou ao solo nipônico no século XII e era utilizado pelos monges para manterem-se acordados durante meditações noturnas. Em seguida se transformou em uma filosofia de vida materializada no ritual Cha-no-yu, praticado exclusivamente por homens. Somente a partir do século XIX, tornou-se acessível a todas as classes sociais por meio de aulas em escolas e templos.

Uma ampla praça de alimentação vai reunir culinária típica, como yakissoba, udon (macarrão branco), bento (prato frio pronto), sushi, sashimi e doces. Além de barracas com artigos japoneses, como roupas, camisetas, adornos, chaveiros e bebidas.

Danças típicas, grupos musicais, taikô (tambores) e apresentação de artes marciais (karatê, judô e kendô) também animaram o evento.

No dia 31 de maio, também houve a sessão solene em comemoração aos imigrantes japoneses e seus descendentes, no Pavilhão Vera Cruz. A solenidade foi realizada nos termos da Lei Municipal 4.629 de 28 de maio de 2008, de autoria do vereador Hiroyuki Minami. Vários imigrantes e descendentes japoneses foram homenageados entre eles Zilo Matsunaga, diretor financeiro da Yoki Alimentos, Hugo Hoyama, mesa-tenista, Motojito Ito, fundou o Instituto de Genética Granja Ito, e Marie Murakami, diretora-presidente da SEICHO-NO-IE do Brasil.

Participaram da solenidade o assessor especial do prefeito, Maurício de Castro, o deputado estadual, Orlando Morando, o deputado federal, Willian Woo, o cônsul adjunto do Japão, Takeshi Goto, e outras autoridades municipais.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo