São Bernardo concentra vacina da febre amarela na unidade de saúde do Rudge Ramos

 

ABCD - 06/06/2008 - 10:30:41

 

São Bernardo concentra vacina da febre amarela na unidade de saúde do Rudge Ramos

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Para evitar desperdício de vacina, a Prefeitura de São Bernardo colocou a Unidade Básica de Saúde do bairro Rudge Ramos (Rua Londrina, 345) como referência de vacinação contra a febre amarela para moradores da cidade. A ação foi feita com o objetivo de evitar perdas desnecessárias, devido à apresentação atual da vacina em frascos com 50 doses.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a vacina, depois de aberta, só tem validade por quatro horas. A UBS do Rudge Ramos foi escolhida devido à facilidade de acesso por meio de transporte público. O horário de atendimento para aplicação das vacinas é das 15h às 18h, de segunda a sexta-feira. As doses gratuitas continuam restritas às pessoas que viajarão para as áreas de risco, devidamente mapeadas pelo Ministério da Saúde.

Devem tomar vacina os viajantes que se deslocarem para os estados de Goiás, Tocantins, Distrito Federal, além de alguns municípios de Minas Gerais (Arinos, Buriti, Cabeceira Grande, Cascalho Rico, Luislândia e Santo Antonio da Prata) e Mato Grosso do Sul (Anastácio, Aquidauana. Bonito e Dourados). Ou ainda para aqueles que se dirijem às áreas de matas, reservas e florestas dos estados do Amapá, Amazonas, Acre, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Roraima e Maranhão.

No Estado de São Paulo especial atenção deve ser dada aos municípios da região de Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Ribeirão Preto, Franca, Marília e cidades ribeirinhas aos rios Grande, Paranapanema e Paraná, nas fronteiras com Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Mais informações das áreas de risco podem ser vistas no site do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (http://www.cve.saude.sp.gov.br).

O ideal é a pessoa tomar a vacina 10 dias antes da viagem. É o tempo que a vacina precisa para criar os anticorpos necessários no organismo humano. Quando não for possível, deve-se tomar a vacina mesmo na véspera do embarque. Em São Paulo, os terminais rodoviários da Barra Funda e do Tietê possuem posto de vacinação. A criança e o adulto que se vacinarem estarão protegidos tomando uma única dose a cada 10 anos.

Contra-indicação – A vacina contra a febre amarela é contra-indicada para crianças menores de 6 meses de idade; portadores de imunodeficiência congênita ou adquirida ou neoplasia maligna (leucemias, Aids e linfomas); pacientes sob tratamentos com imunossupressores como corticóide, quimioterapia, radioterapia e outros; gestantes e pessoas com história de reação anafilática após ingestão de ovo.

Desde o início do ano, 17.369 pessoas foram imunizadas em São Bernardo. O número é superior a 2007, quando foram aplicadas 2.758 doses no ano todo. Em 2006, a Secretária de Saúde disponibilizou 2.369 vacinas.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo