São Bernardo inova ao disponibilizar Projeto Pedagógico Educacional on-line

 

ABCD - 10/06/2008 - 09:25:00

 

São Bernardo inova ao disponibilizar Projeto Pedagógico Educacional on-line

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

A Secretaria de Educação e Cultura de São Bernardo acaba de disponibilizar, de forma pioneira e inovadora, um sistema on-line que permite a toda comunidade acessar os Projetos Pedagógicos Educacionais (PPE) desenvolvidos por todas as 158 unidades escolares da rede municipal de ensino. O acesso é feito por meio do site: http://www.educacao.saobernardo.sp.gov.br/ppe. A nova ferramenta foi idealizada e desenvolvida internamente por funcionários da Divisão de Ensino Fundamental e Infantil.

 

O PPE é um documento exigido pela Lei Federal de Diretrizes e Bases (LDB) que formaliza a construção coletiva do trabalho pedagógico desenvolvido pela equipe escolar, pautada na Proposta Curricular do município. Até então, os documentos das escolas municipais de São Bernardo eram disponibilizados apenas em papel nas próprias unidades escolares. A partir de agora, pais, familiares, educadores e todas as pessoas interessadas poderão conhecer e acompanhar de perto os objetivos, conteúdos, projetos e estratégias pedagógicas trabalhados em cada escola municipal.

 

No Projeto Pedagógico Educacional On-Line estão contidos entre outros itens: identificação e caracterização da unidade escolar e comunidade atendida; objetivos da escola; definição das metas e ações; plano de formação continuada dos educadores; plano dos cursos mantidos pela escola; planos de ação dos diferentes núcleos que compõem a organização técnico-administrativa da escola, entre eles o Conselho de Escola e a Associação de Pais e Mestres; critérios para acompanhamento, controle e avaliação da execução do trabalho realizado pelos diferentes atores do processo educacional; recursos humanos e materiais; perfil da comunidade.

 

Também estão incorporados ao PPE o número de classes e alunos por ciclo (séries); o quadro curricular (disciplinas e carga horária); organização das Horas de Trabalho Coletivo (HTPC); calendário escolar; horário de trabalho e escala de férias dos funcionários; objetivos, conteúdos e estratégias específicas para cada classe/ciclo; plano de aplicação dos recursos financeiros e projetos especiais. Todo o documento é analisado e validado por coordenadores pedagógicos e também é aprovado pelo Conselho de Escola. Participam desta nova iniciativa todas as unidades escolares da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, da Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e das Creches Conveniadas do município.

 

Para a secretária de Educação e Cultura de São Bernardo, Iara A. Gobbet, disponibilizar os Projetos Pedagógicos via internet significa valorizar e dar mais transparência ao trabalho desenvolvido pelos educadores da rede municipal de ensino. "O novo sistema permite ainda um melhor gerenciamento da informação por parte da Secretaria, da nossa equipe técnica e da própria unidade escolar, além de possibilitar a interação dos projetos entre as escolas e isso contribui para elevar ainda mais a qualidade de ensino oferecida", ressaltou.

 

Funcionamento

O Sistema On-line de Acesso e Acompanhamento do Projeto Pedagógico Educacional (PPE) foi colocado em funcionamento pela Secretaria de Educação e Cultura de São Bernardo no mês de março, após treinamento com todos os diretores e oficiais de escola para utilização da nova ferramenta. Num primeiro momento, o acesso foi restrito apenas às unidades escolares, aos orientadores pedagógicos e à equipe técnica para postagem, análise e validação dos documentos. E a partir de maio, disponibilizado na Internet.

 

O sistema foi composto de forma personalizada para atender às necessidades específicas da rede municipal de ensino de São Bernardo. O ambiente também disponibiliza um e-mail fale conosco para dúvidas, sugestões e opiniões; um fórum para troca de experiências.

 

O PPE On-Line trouxe também um maior compromisso de todos quanto à qualidade da educação oferecida pelo município. Com este documento, as diferentes comunidades terão acesso ao compromisso assumido pelas escolas para determinado ano letivo, garantindo participação e real acompanhamento do trabalho educacional que está sendo realizado.

 

Os resultados positivos com o Sistema On-line de Acesso e Acompanhamento do Projeto Pedagógico Educacional também se estendem à economia de recursos financeiros, uma vez que não há mais necessidade de cópias do documento e cada PPE chega a ter em média de 100 a 200 páginas. A agilidade para colocar o documento no sistema, bem como para análise e possíveis adequações sugeridas pela coordenação pedagógica, além de otimizar o armazenamento são outras vantagens do sistema.

 

 

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo