O show com o cantor nipo-brasileiro Joe Hirata e uma grande queima de fogos marcaram o encerramento da exposição 'Japão em São Bernardo' domingo, no Pavilhão Vera Cruz. O evento, organizado pela Comissão Municipal Mista da Prefeitura de São Bernardo do Campo, foi realizado para homenagear os imigrantes descendentes de japoneses que chegaram ao país, vindos de navio, em 1908, e que contribuem para o desenvolvimento do Brasil.
Segundo a organização, durante os oito dias da exposição, aberta dia 31 de maio, passaram pelas catracas do Pavilhão Vera Cruz 68.355 mil pessoas.
Representando o prefeito de São Bernardo do Campo, William Dib, o secretário de Planejamento e Tecnologia da Informação, Luciano Eber Nunes Pereira enalteceu o trabalho desempenhado pela Comissão Mista e a dedicação da colônia japonesa. "É com grande satisfação que participo dessa festa representando o prefeito. Queria agradecer a presença do público; sem vocês, essa festa não teria sentido", afirmou.
O casal Oswaldo e Cristina Genaro, descendentes de italianos e moradores de Santo André, prestigiaram o evento. "Viemos conhecer mais da cultura japonesa. Temos amigos japoneses e aproveitamos o domingo de sol vir aqui" disse Cristina. "A decoração do Pavilhão [Vera Cruz] ficou bonita e tem muitos estandes com atrações interessantes" completa.
Para Hiroyuki Minami, presidente da Comissão Municipal Mista Organizadora dos festejos do Centenário da Imigração Japonesa em São Bernardo, a semana de comemorações foi positiva. "Não tenho palavras para agradecer o prestígio e o carinho que os brasileiros têm demonstrado pelo Japão e pelos nipo-brasileiros que aqui vivem" disse, emocionado. "Esse sentimento ficou evidente em todos os profissionais que trabalharam durante meses para organizar esta festa.", explicou, ressaltando a presença de mais de 50 mil pessoas no fim de semana do encerramento.
Já o deputado estadual Orlando Morando, representando o governador de São Paulo, José Serra, afirmou que poucas cidades no país realizaram uma festa como essa. "Quero trazer o reconhecimento pela beleza da festa aos japoneses" afirmou. "Todas as grandes cidades brasileiras deveriam organizar uma festa em homenagem ao centenário da imigração japonesa.", disse. "São Bernardo saiu na frente e fez uma grande comemoração", finaliza.
Atrações – O último fim de semana foi repleto de atrações, com muita diversão e comidas típicas para quem compareceu ao Vera Cruz. Na sexta-feira, no palco principal, um grupo de jovens da Fundação Criança realizou uma apresentação de dança. Na seqüência 250 crianças de Emebs da cidade formaram um grande coral de vozes, muito aplaudido pelo público. A noite terminou com uma apresentação da Banda Jovem de São Bernardo.
No fim de semana, a organização reservou grandes espetáculos, com danças típicas, karaokê, a tradicional Cerimônia do Chá, show com tambores, e o encerramento com o artista nipônico Joe Hirata. Por fim, uma queima de fogos de 15 minutos iluminou o céu da cidade.