Prefeitura de São Bernardo implanta Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU

 

ABCD - 12/06/2008 - 10:37:45

 

Prefeitura de São Bernardo implanta Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

O prefeito de São Bernardo, William Dib, vai inaugurar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) no dia 16 de junho, às 15h, na Rua Joaquim Nabuco, 380, Centro. O serviço tem como finalidade prestar socorro à população em casos de emergência.

O serviço foi implantado pela Prefeitura de São Bernardo após a realização de um estudo para remodelação do atendimento pré-hospitalar móvel. Uma equipe da Secretaria de Saúde foi até Brasília para conhecer melhor as mudanças ocorridas no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Após a visita, foi elaborado um projeto de acordo com a Portaria 2048, aprovada pelo prefeito.

Na ocasião serão entregues 12 ambulâncias, sendo 10 básicas e 2 avançadas (UTI). Além das ambulâncias, São Bernardo está pleiteando também uma ambulância para atender os moradores do Riacho Grande (pós-balsa) com mais rapidez.

O serviço funcionará 24 horas por dia com equipes de profissionais municipais de saúde. Ao todo serão 56 médicos (28 reguladores e 28 socorristas), 12 enfermeiros, 40 auxiliares de enfermagem, que atenderão às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental. Além de oito controladores de ambulância, oito técnicos auxiliares de regulação médica -TARM (telefonista) e 48 condutores (motorista). Essa equipe realizou, dias 17 e 18 de abril, o Curso de Regulação Médica do SAMU, obrigatório para o funcionamento do serviço.

O SAMU realiza atendimento de urgência e emergência em residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito, de forma gratuita, pelo telefone 192. A chamada é atendida por técnicos na Central de Regulação, que identificam a emergência e transferem para o médico regulador. Esse profissional faz diagnóstico da situação, orienta a pessoa sobre as primeiras ações e avalia qual o melhor procedimento para o paciente, como procurar uma unidade de saúde, designar uma ambulância de suporte básico ou, de acordo com a gravidade do caso, enviar uma UTI móvel.

Atualmente, a Prefeitura realiza 1,2 mil remoções por dia (resgate), 1,9 mil transferências diariamente do Pronto-Socorro Central, 290 transferências diárias dos prontos-socorros periféricos e 300 remoções mensais para casos sociais.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo