Duas toneladas de livros, que equivalem à aproximadamente dez mil volumes; este foi o resultado de uma grande campanha de arrecadação realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de São Bernardo do Campo. Os livros foram doados à Secretaria de Educação e Cultura da cidade e terão como destinação final alguns programas de incentivo à leitura, desenvolvidos pela Divisão de Biblioteca Pública. A doação foi oficializada nesta terça-feira, dia 10 de junho, na sede da OAB-SBC, localizada na Rua 23 de Maio, 215 – Vila Tereza.
Na ocasião, a secretária de Educação e Cultura de São Bernardo, Iara A. Gobbet, agradeceu ao presidente da OAB-SBC, dr. Uriel Carlos Aleixo, e à presidente da Comissão de Ação Social da OAB-SBC, drª Ivone Filipin, o importante ato de cidadania: "Esta campanha é uma ação muito relevante para o incentivo à leitura e à difusão do livro na cidade", ressaltou. A secretária também lembrou que a Rede de Bibliotecas Públicas de São Bernardo conta com 16 espaços - entre bibliotecas, salas de leitura, Gibiteca, Espaço Troca Livro, Espaço Braille, Biblioteca de Arte e Biblioteca Ambiental - além de diversos programas para promoção da leitura, estando sempre aberta a doações de livros.
De acordo com o presidente da OAB-SBC, dr. Uriel Carlos Aleixo, a arrecadação dos volumes foi inspirada em uma outra campanha: a de doação de brinquedos, efetivada pela OAB-SP em conjunto com o desenhista Maurício de Sousa. "Na oportunidade recebemos cerca de 3 mil gibis da Turma da Mônica e a iniciativa nos levou a idealizar esta ação gigantesca de arrecadação de livros em São Bernardo. Estamos muito satisfeitos em colaborar com o incentivo à leitura, com certeza esta é uma das primeiras janelas para a descoberta do mundo", enfatizou Aleixo.
A presidente da Comissão de Ação Social da OAB-SBC, Ivone Filipin, que esteve à frente da iniciativa, lembrou que a campanha foi iniciada no mês de maio juntamente com a arrecadação para a Campanha do Agasalho, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade da cidade. "Apesar do pouco tempo, conseguimos um número bastante significativo de livros: 2 toneladas. Assim como as demais campanhas que fazemos, esta é uma ação voluntária feita com muito amor e muito gosto e conta com a colaboração de muitos de nossos funcionários, advogados e o respaldo de nosso presidente, dr. Uriel", disse.
Também participaram do ato oficial de doação dos livros, a chefe da Divisão de Biblioteca Pública de São Bernardo, Rudinéia Canever, o vice-presidente da OAB-SBC, dr. Januário Alves e o secretário adjunto da OAB-SBC, dr. José Roberto Gil Fonseca.
Destinação – Os volumes recebidos serão separados e destinados prioritariamente para dois programas da Divisão de Biblioteca Pública de São Bernardo: o Espalhando a Leitura, que disponibiliza um display com livros diversificados em pontos públicos da cidade como Unidades de Saúde e o Poupatempo. E o programa Leitura para Todos, destinado aos moradores de conjuntos habitacionais populares com objetivo de estimular a leitura, a informação por meio de pequenos acervos literários que ficam sob a responsabilidade das comunidades.