A campanha para as eleições municipais de outubro está permitida a partir de hoje em todo o País. Os candidatos, partidos e coligações podem realizar comícios e utilizar equipamento de som. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV começa a partir do dia 19 de agosto.
Ontem, o prazo final para os partidos e coligações apresentarem o registro de candidatos à Justiça Eleitoral terminou. Os candidatos escolhidos em convenção, mas que não tiverem o requerimento feito por suas legendas, têm o prazo estendido até amanhã para solicitarem seus próprios registros.
A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de que sejam contabilizados aproximadamente 400 mil pedidos de candidaturas em todo o País. Nas eleições de outubro, serão disputados 5.563 cargos de prefeito, com o mesmo número de vices, e cerca de 52 mil vagas de vereadores.
Até a noite de ontem, o número de candidatos registrados divulgado pelo TSE era de 707 concorrendo a prefeito, 698 concorrendo ao cargo de vice-prefeito e 11.788 concorrendo para vereador. Segundo o TSE, os dados serão consolidados durante a semana.
Hoje também é a data a partir da qual as operadoras de serviços de telefonia vão instalar os telefones necessários ao funcionamento dos comitês de campanha.