Os membros do banco Opportunity, entre eles Daniel Dantas, presos na Operação Satiagraha, da Polícia Federal, foram liberados por volta das 5h30 desta quinta-feira. No total, onze presos foram beneficiados por um habeas-corpus concedido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, na noite de ontem.
» Entenda a prisão de Pitta e Dantas
» STF concede habeas a 11 suspeitos
» MPF é contra concessão de habeas
» Opine sobre as prisões na operação
Na decisão, o ministro considerou que não há fundamentos suficientes que justifiquem o decreto de prisão temporária dos 11 suspeitos, "seja por ser desnecessário o encarceramento para imediato interrogatório, seja por nada justificar a providência para fins de confronto com provas colhidas".
Dantas foi preso pela PF na manhã de terça-feira, na operação que também levou à cadeia o investidor Naji Nahas, o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e outras 13 pessoas. A irmã de Dantas, Verônica, também presa, foi uma das beneficiadas com o habeas. Pitta e Nahas não estavam incluídos no pedido e permanecem presos.
Dantas, Pitta e Najas são acusados dos crimes de gestão fraudulenta, formação de quadrilha, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e uso de informações privilegiadas, entre outros.
Na tarde de ontem, o Ministério Público Federal havia se manifestado contrário à concessão do habeas-corpus a Dantas. O parecer, do subprocurador-geral da República Wagner Gonçalves, havia sido enviado ao STF.
Beneficiados pelo habeas
Daniel Valente Dantas;
Verônica Valente Dantas;
Daniele Silbergleid Ninnio;
Arthur Joaquim de Carvalho;
Carlos Bernardo Torres Rodenburg;
Eduardo Penido Monteiro;
Dório Ferman;
Itamar Benigno Filho;
Norberto Aguiar Tomaz;
Maria Amália Delfim de Melo Coutrin;
Rodrigo Bhering de Andrade.