Greve dos Correios segue e entra no 12º dia

 

Nacional - 12/07/2008 - 09:08:08

 

Greve dos Correios segue e entra no 12º dia

85 milhões de cartas e 380 mil encomendas permaneçam sem ser entregues a seus destinatários

 

Da Redação com JB Online

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Os trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) entram hoje no 12º dia de greve, fazendo com que cerca de 85 milhões de cartas e 380 mil encomendas permaneçam sem ser entregues a seus destinatários. Uma proposta feita nessa sexta-feira pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Rider Nogueira de Brito, para encerrar a greve, não foi aceita pelos trabalhadores.

Segundo Manoel Feitoza, representante da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), a orientação é para que os 33 sindicatos da categoria não aceitem os termos oferecidos.

O ministro apresentou proposta pedindo que os Correios suspendam a aplicação do plano de cargos e salários de 2008 e use as regras anteriores para o pagamento do adicional de risco aos carteiros em julho e agosto. A greve dos funcionários dos Correios conta com a adesão de 30% dos carteiros em 21 Estados e no Distrito Federal, segundo informações da ECT, divulgadas pela Agência Brasil.

Reunião

De acordo com o diretor de Política Sindical da Fentect, Geraldo Rodrigues, a comissão da federação teve ontem uma reunião com a ECT, mas não houve avanço nas negociações. A proposta apresentada pela ECT foi intermediada pelo ministro do TST, Rider Nogueira de Brito, oferecendo o pagamento dos 30% do abono que vinha sendo pago, por mais dois meses ¿ julho e agosto - e suspendendo o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). A intenção do TST era de que o texto fosse discutido entre as comissões da ECT e da Fentect, com o acompanhamento do ministro Brito, até o fim de agosto.

Segundo o diretor da Fentect, hoje será realizado um encontro em Brasília com todos os sindicatos brasileiros para debaterem todas as questões sobre a greve dos servidores dos Correios.

"Nós, da federação, estamos tentando de todas as formas com que o governo receba os trabalhadores para sair desse impasse. O nosso objetivo é que acabe a greve o mais rápido possível, porque entendemos que está atrapalhando a sociedade", afirmou Rodrigues.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo