O ministro das Comunicações, Hélio Costa, está reunido neste momento com o secretário da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos (Fentect), Manoel Cantoara, e com grevistas para tentar fechar um acordo para encerrar a greve dos Correios já nesta segunda-feira.
Segundo Cantoara, os principais pontos negociados são a revisão do plano de cargos, carreiras e salários dos trabalhadores; a exclusão de algumas cláusulas de demissão dos Correios, e a garantia de que, ao encerrar a greve, os trabalhadores não sejam penalizados com cortes os salários pelos dias de paralisação.
De acordo com dados dos Correios, a adesão da greve é de 17,2% de um total de 108 mil empregados. Já entre os carteiros, num total de 53 mil, a adesão é de 25,5%.
Do dia 1º de julho até agora, desde o início da greve, os Correios informaram que foram entregues 96,4% de um total de 10 milhões de encomendas e 69% de um total de 420 milhões de correspondências. Segundo a empresa, a greve teve adesão de 21 Estados e do Distrito Federal.