Pela primeira vez em uma disputa eleitoral, Marcos Lula (PT), 37 anos (Marcos Lula, filho do primeiro casamento da primeira-dama, Marisa Letícia, e adotado pelo presidente), filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tenta uma vaga na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo (SP). Psicólogo, empresário e estudante de Direito, ele é filho do primeiro casamento da primeira-dama, Marisa Letícia, e adotado pelo presidente. Marcos não é o primeiro familiar de Lula a disputar cargo político. Também se candidataram como vereadores da cidade a filha mais velha de Lula, Lurian Cordeiro Lula da Silva, em 1996; o irmão do presidente Genival Inácio da Silva, em 2000; e o sobrinho Edison Inácio Marin da Silva, em 2004. Nenhum, porém, foi eleito.
Em entrevista ao Terra, Marcos Lula falou sobre a participação do pai em sua campanha, disse que tem o presidente como exemplo e que o acompanhava quando criança em movimentos sociais e sindicais. Ele afirmou que o presidente Lula tem uma agenda cheia, mas que deverá participar de sua campanha. "Se ele puder vir, ele o fará." Leia abaixo a entrevista na íntegra.
É a primeira vez que o senhor concorre a um cargo eletivo? Por que decidiu disputar?
Já trabalhei em inúmeras campanhas, inclusive como coordenador das últimas campanhas de meu pai, mas concorrendo a um cargo eletivo é a primeira vez, sim. Sempre quis ajudar minha cidade, nasci aqui, estudei e cresci em São Bernardo. Tenho uma história aqui, conheço os seus principais problemas e a forma que encontrei de fazer mais por São Bernardo foi disputando este pleito.
Qual opinião do presidente Lula sobre a sua candidatura?
Desde pequeno o tenho acompanhado nos movimentos sociais e sindicais. O Lula é de São Bernardo, ele se preocupa com a cidade e com toda certeza, para ele, é um orgulho saber que o filho tem o interesse de ajudar a melhorar nosso município.
O presidente vai participar da sua campanha em algum momento?
Como presidente, ele tem uma agenda cheia, são diversos compromissos da Presidência. Mas é claro que, se ele puder vir, ele o fará.
O fato de o senhor ser filho do presidente vai contribuir de alguma forma com a sua campanha?
O Lula, além de meu pai, é o presidente da República. Para mim ele é um exemplo, pois conseguiu mudar o Brasil. Assim como ele tem ajudado o nosso país quero fazer o mesmo.
Quais as suas estratégias de campanha?
Em nossa campanha buscamos entender as necessidades do povo. Tudo que fazemos, todas nossas diretrizes estão voltadas para a população de São Bernardo.
Quais suas propostas para um futuro mandato na Câmara?
Tenho uma grande preocupação com São Bernardo e com a população. Quero trabalhar para promover mudanças significativas na cidade, principalmente para aqueles que estão nas periferias e que são esquecidos pelos governantes. Vou trabalhar em parceria com os cidadãos, buscando resolver os problemas do município. Quero também criar comissões nos bairros para integrar seus moradores ao legislativo e executivo.