Banheiros químicos para os feirantes e container para armazenar o lixo, produzido pelas barracas e depositado nas calçadas, são algumas propostas do deputado estadual e candidato a prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), para melhorar as condições das feiras livres. As propostas foram apresentadas durante a visita, dia 27 de julho, do deputado estadual à feira livre do Jardim Silvina.
“O feirante sai de casa por volta das três horas da manhã para ir ao Ceasa e fica na feira até duas horas da tarde. Ele não tem um banheiro para usar e depende da boa vontade de moradores e comerciantes. Muitas vezes, são obrigados a usar a própria rua. É uma situação que incomoda os feirantes e os moradores”, diz Orlando Morando. “O container tem a finalidade de possibilitar ao feirante um lugar para depositar o lixo, que se acumula atrás das barracas nas calçadas. Além de manter as calçadas limpas, o feirante poderá organizar o lixo durante a feira e não no final, como é feito hoje. É o conceito de feira limpa”, completa.
Os feirantes aprovaram as propostas de Orlando Morando. “A idéia de colocar banheiros químicos é excelente. Tomo remédio para pressão alta e preciso ir ao banheiro várias vezes ao dia”, diz Guilherme Dias, feirante há 38 anos. “Eu já pedi um banheiro químico para dois prefeitos: Walter Demarchi e Maurício Soares, e nada foi feito. Eu acredito que o Orlando vai colocar os banheiros, porque a atitude partiu dele. Foi o primeiro político que veio falar sobre isso comigo”, completa Dias.
Rita Maria Barbosa, feirante há 15 anos, também aprovou as propostas e apoiará Orlando Morando para prefeito. “Quando eu vi a foto desse menino, eu falei para meu marido que ele irá estourar. A gente, que tem mais experiência e já passou por muitas coisas na vida, sente quando a pessoa é boa. É por isso que eu vou votar nele”, conta.
Plano de governo – Ainda neste domingo (27 de julho), o candidato a prefeito, Orlando Morando, esteve no Parque Los Angeles, no Jardim Canaã e no Jardim da Represa, distribuindo o questionário e incentivando os moradores a participarem da elaboração do seu plano de governo. “Por meio do questionário, vamos estimular as pessoas a se posicionarem e apresentarem aquilo que elas querem priorizar para os próximos quatro anos”, afirma o deputado. Os questionários serão recolhidos depois de três dias e seus dados serão tabulados e integrados ao plano de governo, que está sendo diagramado por outra equipe.
Segundo Orlando Morando, o plano de governo terá as propostas do candidato e contemplará as opiniões e sugestões da população. “É uma forma de dar oportunidade do eleitor participar da nossa campanha e do nosso futuro governo, fazendo efetivamente democracia”, ressalta o deputado. As pessoas, que recebem o questionário, são cadastradas e ganharão em casa o plano de governo completo.